A presença dos maiores nomes da natação mundial em águas abertas faz a campeã do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, a alemã Britta Karau-Corestein, acreditar que a etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, marcada para sexta-feira (26), às 10h30, na praia do Boqueirão, na Baía de Santos, se constituirá em uma competição de elevado nível técnico.

Depois de treinar por cerca de uma hora e meia na piscina da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), na manhã desta terça-feira (23), Britta comentou que a prova tem tudo para apresentar um excelente nível técnico, “o que dará aos seus vencedores um grau de satisfação ainda maior, já que somente nadadores de peso participam desta disputa”.

Britta, que esteve no Brasil em 2006, participando da etapa de Belém do Pará, a qual venceu, superando a sua compatriota Ângela Maurer, que também participa desta prova de sexta-feira (26), só se queixa do calor. “Está bastante quente, mas acredito que até o dia da competição já estarei aclimatada”, destaca, otimista.

A nadadora alemã, primeira do ranking mundial de maratonas há quatro anos consecutivos, venceu a Travessia Internacional de Belém sem encontrar maiores dificuldades, a exemplo do que ocorreu em duas outras participações em disputas em águas brasileiras. Ela já venceu no Rio de Janeiro e em Brasília. Em Belém, Britta completou a distância de 10 KM, em 1h28m19, seguida por Ângela Maurer, que chegou 31 segundos depois.

A chegada do maior favorito do setor masculino, o búlgaro e hexacampeã mundial Petar Stoichev está programada para as 18 horas desta quarta-feira (24), quando também devem chegar todos os demais atletas estrangeiros inscritos para prova, com destaque para o vice-campeão mundial, o francês Stephane Gomez, o ganhador da etapa de Belém, o norte-americano Mark Warkentin, e o campeão do último mundial, o russo Yuri Kudinov.

Definida pelo prefeito João Paulo Tavares Papa como ponto alto das comemorações de mais um aniversário da Cidade de Santos, a competição envolve ainda os campeões brasileiros Luiz Lima (UNISANTA) e Ana Marcela de Jesus, bem como a vice-campeã mundial dos 5 e 10 KM, a também brasileira Poliana Okimoto.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Atlântico, Sabesp e Terracom.