A família Roncatto pode ser chamada de família Natação. São quatro filhos e todos eles nadam. No Torneio Don Peixito Olímpico, realizado na UNISANTA, duas das Roncatto pularam na piscina e deram um show.
A mais nova dos Roncatto, Danielle Gonçalves Roncatto, nadou as provas dos 50 metros borboleta e 50 metros costas na categoria mirim. Ganhou prata na primeira e ouro na segunda. “Tenho a natação como uma paixão enorme. Acho legal ter a família toda na natação, é bom que todos se incentivem. Meus irmãos mais velhos me dão dicas do mundo da natação”, diz timidamente a jovem atleta da família.
Gabrielle Gonçalves Roncatto nadou as provas dos 100 metros peito e 100 metros costas na categoria petiz II. Ela conquistou ouro nas duas. Nos primeiros 25 metros de sua segunda piscina na prova dos 100 costas, mostrou porque é um dos destaques da sua equipe, estava em torno de três a quatro corpos das suas adversárias.
Gabi pode ser considerada destaque também pelo seu carinho e preocupação com os colegas de equipe, ela tem costume de fazer cartas e bilhetinhos para incentivar os colegas. “Um dia antes da competição, ela xerocou bilhetinhos para distribuir à equipe”, conta sua mãe. Antes das suas provas ela ficou o tempo todo ao lado do técnico incentivando os amigos que iriam nadar antes dela.
Para Gabi, que considera a natação a sua vida, tudo que pensa e faz é em função desse esporte. Diz ser muito bom ter a família inteira na natação. Para ela, isso contribui para que todos se entendam bem. A jovem nadadora conta que os irmãos mais velhos que também nadam lhe dão dicas de comidas e como lidar com o nervosismo. “Eles incentivam zoando, brincando que ganham de mim e tudo mais, para me incentivar a superar meus tempos”, conta.
Ainda fazem parte da família Roncatto Michelle, a mais velha e Matheus, também atletas da UNISANTA e, como Gabi e Danielle, alunos do Colégio Santa Cecília. .
Todos estão sempre acompanhados pela mãe, Andréa Gonçalves. Ela não mede esforços para acompanhar seus jovens atletas. Leva seus filhos aos treinos e sempre que possível a competições. Andréa conta que incentiva muito os filhos porque sempre foi do esporte, ”Quando criança, eu pratiquei ginástica olímpica, tênis, vôlei, basquete. O esporte acentua a qualidade de vida, pois o ambiente é muito bom”, afirma.
Andrea diz que cada um de seus filhos tem uma maneira diferente de lidar com as competições. “Gabi é mais independente e quando esta para nadar não gosta que eu fique perto para não tirar a concentração ou deixá-la nervosa; Dani gosta de estar sempre comigo, fica bem ansiosa, durante a semana ela passou mal dois dias, por causa da competição
Neste fim de semana, excepcionalmente, a mãe não pode acompanhar a todos, Michele estava no Interior de São Paulo, competindo e quem a acompanhou foi o pai. Já Matheus, acompanhava a mãe filmando e fotografando as provas das irmãs mais novas.