Às vésperas de seguir para Las Lomas, no México, onde a equipe brasileira de maratonas aquáticas de 10 km fará treinamento em altitude, o head coach da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos, e um dos responsáveis pela preparação do team nacional, Márcio Latuf, destaca a importância do treinamento de altitude ao qual sua atleta Ana Marcela Cunha se submeterá mais uma vez.

“Na natação, como em outros esportes de alta performance aeróbica e mesmo anaeróbica, o treinamento em altitudes elevadas (no mínimo, acima de 1.500 metros) tende a apresentar um grande número de benefícios. É um método de preparação orgânica que visa a obtenção da resistência aeróbia e anaeróbia, em função da distância na qual o atleta se encontra do nível do mar. Neste método a altitude atuará como carga de um exercício”, explica.

Utilizado esportivamente desde a década de 50 quando primeiras experiência foram feitas com patinadores soviéticos afim de melhorar suas performances, o treinamento em altitude afeta principalmente os aparelhos respiratórios e circulatórios.

Nas alturas, o ar é mais rarefeito devido a queda na pressão do oxigênio, produzindo um desequilíbrio homeostático no organismo. Para suprir esta diminuição da oferta de oxigênio, o organismo inicia uma maior produção de glóbulos vermelhos (expelidos pelo baço), a este fato dá-se o nome de hiperglobulimia.

“Com isso, entre outros ganhos, o atleta registra a liberação de eritropoitina, o que aumenta o número de eritrócitos, facilitando o transporte de oxigênio. Tem um aumento na quantidade de mioglobina; da quantidade de oxigênio recebido pelas células; e do desempenho físico nas primeiras semanas após o retorno ao nível do mar”, assinala.

Como nesta forma de preparação a altitude atuará como carga de exercício, a progressividade da carga ocorrerá pela maior quantidade e intensidade de trabalho, junto com a assimilação dos diferentes níveis de altitude.

Dentro de sua preparação para as principais provas internacionais de maratonas aquáticas da temporada – Mundial de Esportes Aquáticos e Jogos Pan-Americanos –, a campeã mundial dos 10 km, Ana Marcela Cunha e Márcio Latuf, embarcam neste domingo (6) para Las Lomas, no México, onde participam treinamento em altitude, durante aproximadamente 21 dias.