Enquanto entre as mulheres Ana Marcela Cunha mostra toda sua categoria nas provas de águas abertas, sendo destaque nacional no Campeonato Mundial da modalidade e líder do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas de 10 km, no masculino, Fernando Ernesto dos Santos, o FM, é o cara pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, neste início de segundo semestre.

No Torneio Copa das Nações, em Victoria, no Canadá, Fernando Ernesto foi o grande nome individual do Brasil na competição. Ele conquistou quatro medalhas de ouro – duas em cada dia – e mais uma de prata.

Depois da vitória nos 100m costas, com 55s98, FM brilhou novamente nos 200 metros do estilo, e com 2m01s48 subiu o lugar mais alto do pódio, bem à frente do segundo colocado, o canadense Joris Hustache, 2m04s27. E ainda ajudou o revezamento 4x100m livre, junto aos brilhantes desempenhos de André Daudt, Rodrigo Castro e Guilherme Roth a garimpar mais ouro para o Brasil, como já fizera com o 4x50m livre, nadando para 1m30s82, ao lado de Frederico Castro, André Daudt e Guilherme Roth.

O Brasil encerrou sua participação em terceiro lugar com 253 pontos. O anfitrião Canadá virou o jogo sobre a Austrália e venceu com 339 pontos, 10 a mais do que o representante da Oceania. Já a França terminou com 199. No total, a seleção brasileira conquistou 17 medalhas (quatro de ouro, cinco de prata e oito de bronze).