Prestes a iniciar o sétimo ciclo do curso de Engenharia de Computação na Universidade Santa Cecília (Unisanta), Flávio Landim atua, desde fevereiro de 2010, na Scania Latin America. Sediada na Suécia e operando em cinco países, a multinacional europeia, fundada em 1891, conta com mais de 28.000 funcionários e atua na fabricação de caminhões e ônibus, além de motores marítimos e industriais.

Antes de ser admitido, Flávio passou por um processo seletivo composto por quatro etapas, abrangendo provas, dinâmicas e entrevistas. Contratado há três meses, o aluno passa atualmente por um estágio conhecido como “job rotation”, com o objetivo de aprender um pouco sobre cada uma das áreas de operações de tecnologia da Scania. “Ao final desse processo, a minha liderança vai decidir em que área vou atuar”, explica.

Motivado com a oportunidade profissional, Flávio, que atualmente cursa inglês junto com a Faculdade de Engenharia de Computação, reforça o seu interesse em crescer dentro da multinacional: “quero me tornar um profissional de alta competência, sempre estudando muito para colaborar cada vez mais com o crescimento da empresa”.

Para aqueles que buscam trilhar um caminho semelhante, o aluno de Engenharia de Computação aconselha: “o mais importante de tudo é estar tranquilo e ser quem você realmente é. Às vezes, ouvimos as pessoas falarem na televisão sobre comportamento, postura ou roupas adequadas em uma entrevista de emprego, mas não é preciso se manifestar como um robô seguindo regras de comportamento. Obviamente, não devemos nos comportar de maneira inadequada, mas a pessoa que está te entrevistando está interessada no seu conhecimento, honestidade e sinceridade. Isso sim é avaliado e profissionais da área sabem quem está se passando por ‘robô’. Outra dica muito importante é saber falar inglês”, finaliza.

Trainee – Normalmente oferecido a jovens formados há até dois anos com o objetivo de proporcionar um desenvolvimento profissional mais eficiente, o trainee – que, em inglês, vem de “training” – é um cargo no qual o funcionário, orientado por um tutor, passa por treinamentos que vão de cursos específicos voltados para uma determinada área ao conhecimento de diversas cadeias de processos da empresa. Enxergando a instituição de forma mais ampla, o período como trainee normalmente é concluído com a apresentação de um ou mais projetos que visem a melhoria de práticas e processos.

Texto extraído do site: http://cursos.unisanta.br/engcomputacao