Nadador pan-americano da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Felipe May Araújo, notabilizou-se pelo desempenho em competições de piscina, em provas de meio fundo e fundo. Agora, porém, ele descobriu que o mar aberto também lhe oferece chances de grandes resultados. E se mostra motivado para encarar a II Maratona Aquática Internacional da Cidade de Santos/Troféu Renata Agondi, prova marcada para 26 de janeiro próximo.
Recentemente, Felipe foi um dos destaques maratona aquática de 10 km do Victorian Championship, na Austrália. Essa foi sua primeira experiência e ele terminou em terceiro, bastante próximo do vencedor, o australiano Grant Hackett, que garantiu vaga para a seletiva nacional que definirá a equipe australiana para o Mundial de Sevilha do próximo ano.
Depois deste desempenho na Austrália, Felipe May chegou a contatar seu técnico, Márcio Latuf, manifestando a intenção de disputar a prova santista. “O Felipe está entusiasmado e, conhecendo seu potencial, acredito que ele possa se dar bem nesta empreitada”, destaca o técnico da UNISANTA e da seleção brasileira.
Em sua segunda edição, marcada para 26 de janeiro próximo, na Praia do Boqueirão, a Maratona Aquática Internacional da Cidade de Santos/Troféu Renata Agondi assume uma importância ainda maior. Além de abrir o mais importante circuito mundial de provas de águas abertas, o Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2008, a competição servirá a inúmeros países, incluindo o Brasil, como seletiva para as formações nacionais com vistas à disputa do Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas de Sevilha, Espanha, disputa que definirá o grupo de nadadores para a prova de 10 km dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China.
“Como única prova na distância olímpica de 10 km a ser realizada em 2008, antes da realização do Mundial e Pré-Olímpico de Sevilha, em maio, a Maratona Internacional de Santos polarizará as atenções da comunidade mundial da natação”, afirma Igor de Souza, diretor da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e da Federação Aquática Paulista, além de principal responsável técnico pela realização da competição santista.
Igor salientou ainda que a disputa deverá contar com algo em torno de 100 nadadores, entre os quais os melhores do mundo, tais como os campeões por antecipação da temporada 2007, a alemã Angela Maurer e o russo Vladmir Dyatchin, coincidentemente vencedores da primeira edição da Maratona Aquática da Cidade de Santos, em janeiro deste ano.
Na condição de única seletiva brasileira para a definição da equipe nacional que irá ao Mundial de Maratonas Aquáticas, a prova tem a organização UNISANTA, com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)
Em concordância com as diretrizes da Federação Internacional de Natação (Fina), a prova, além da distância olímpica de 10 km, terá uma dotação de U$ 20 mil, além de pontuação correspondente para definição do ranking mundial, nas categorias feminina e masculina.
Além de definir a equipe brasileira para o Mundial, a prova santista apontará nadadores nacionais para disputas de etapas européias do Circuito Mundial, a exemplo do ocorrido quando das seletivas para a definição da equipe pan-americana.
Ainda no dia 26 de janeiro de 2008, será realizada uma travessia de 1,2 km, no mesmo palco da etapa internacional, com a disputa aberta a nadadores de todas as categorias, a partir do petiz (11 anos), tanto no feminino como no masculino, com premiação em troféus e medalhas. Em disputa o Troféu de Posse Transitória Renata Câmara Agondi, vencido pela UNISANTA nas duas primeiras versões da prova em nível nacional.