A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e a Universidade Federal de Itajubá – MG (UNIFEI) promovem o VI Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia – LAPTEC 2007, de 21 a 23/11. A abertura será às 8h30, no Consistório, do Bloco M, da UNISANTA. Durante os três dias de congresso, serão apresentados 76 trabalhos selecionados pelo Comitê Avaliador, trazendo relevantes resultados de pesquisas de Lógica Aplicada no Brasil e no exterior. Todos os trabalhos tratam de aplicações de Lógicas em diferentes áreas do conhecimento humano. A lógica paraconsistente (não-clássica) trabalha com as contradições humanas e imprevistos, permitindo a robôs, por exemplo, tomar decisões mais rápidas para se desviar de objetos inesperados à sua frente. A UNISANTA é um dos principais núcleos de pesquisas do País em lógica paraconsistente, com aplicações práticas em atividades como sistemas de energia elétrica, softwares para diagnósticos médicos e outras pesquisas sobre robótica e inteligência artificial.
Palestras – Durante o Congresso serão apresentadas, sempre às 9 horas, palestras de cientistas de renome internacional, especialmente convidados para o evento. São eles: Prof. Dr. Vladimiro Miranda, diretor do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) da Universidade do Porto, em Portugal, apresentará a palestra intitulada: Coupling Entropy and Computational Intelligence to produce better mappers in wind prediction and other applications in power systems. Prof. Dr. Bob Howlet, professor e pesquisador da Brighton University, UK, Inglaterra, apresentará a palestra intitulada: New Research Directions in Knowledge-Based Intelligent Engineering Systems Centre (KES). Prof. Dr. Jair Minoro Abe, professor e pesquisador do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da USP), apresentará a palestra intitulada: Non Classic logics and forms of applications in several areas of the Knowledge. Prof. Dr. Germano Lambert-Torres, professor e pesquisador da UNIFEI, apresentará a palestra intitulada: Applying New Technologies in Power Systems.

Lançamentos – No decorrer do evento, serão lançados os livros: A Lógica Paraconsistente Anotada, cuja autoria é dos pesquisadores da UNIFEI, a Profa. Dra. Helga Gonzaga Martins, o Prof. Dr. Germano Lambert Torres e o Prof. Dr. Luiz Francisco Pontin; e A Lógica Fuzzy – Conheça e entenda a lógica Fuzzy, livro de divulgação científica em quadrinhos, de autoria dos pesquisadores da UNISANTA e IEA-USP, o Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho e o Prof. Dr. Jair Minoro Abe, com ilustrações do cartunista Ed Carlos. Ficarão em exposição, durante os três dias do congresso, no Espaço Cultural da UNISANTA, as ilustrações do cartunista Ed Carlos e algumas páginas selecionadas do livro. Os participantes poderão visitar o espaço das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Workshop – No dia 22, será realizado um workshop em Aplicação da Lógica em Manutenção Preditiva de Motores Elétricos, coordenado pelo Prof. Dr. Germano Lambert Torres. Atualmente Lambert é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UNIFEI e coordenador do Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial.

A importância do congresso – A Tecnologia tem experimentado avanços espantosos, sobretudo nos últimos tempos. Isto é verdadeiro tanto no cenário nacional como internacional. Várias são as áreas que têm modificado o dia-a-dia de nossas vidas: Ciência da Computação, Robótica, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação e Informática em geral. O denominador comum das ciências especiais é a Lógica. Tudo indica que mais mudanças radicais estão por vir, causando uma profunda modificação nas tarefas mais rotineiras. Os meios de comunicação, principalmente, sofreram inovações absolutamente impensáveis há décadas. O advento dos microcomputadores, da Internet, os avanços verificados em Robótica e Automação, as aplicações na Medicina, Economia, Meio Ambiente, e mesmo no Comércio incrementado pela WEB são alguns dos exemplos.

O avanço tecnológico fez com que se estabelecesse um estreitamento de relações entre áreas como Ciência da Computação e Informática com áreas como Psicologia, Ciência Cognitiva, Ciências Humanas, que tradicionalmente eram consideradas "afastadas" das ciências ditas "exatas". Um fato notável foi a produção de conhecimento significativo que se deu nessas áreas por uma nova geração de pesquisadores, sobretudo na última década. Competentemente pesquisadores obtêm resultados significativos em aplicações das lógicas clássicas (binárias) e não-clássicas contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento novo, do conhecimento vivo, do conhecimento que atinge as fronteiras do saber. Tais pesquisas não estão se concentrando mais nos centros universitários tradicionais de outrora e agora se expandem em outros centros distribuídos por todo o País. O empenho desses investigadores e as novas formas de encarar pesquisas pelas instituições são atributos absolutamente necessários para o Brasil poder se colocar à altura dos demais países em desenvolvimento.

O LAPTEC foi idealizado por um grupo de jovens pesquisadores e concretizado por pesquisadores experientes abnegados com a finalidade de oferecer um fórum de debates e divulgar as pesquisas nos temas mencionados. Também é preocupação do Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia promover contatos com empresas para o intercâmbio real entre as pesquisas do meio acadêmico com aplicações concretas do dia-a-dia. O Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia é um fórum no qual são abertos os canais de investigações acadêmicas e de aplicações reais de tipos diferentes de lógicas. Tem por objetivo investigar o que uma empresa realmente necessita, indicando caminhos para interagir com órgãos de fomento como a FAPESP, CNPq, FINEP e outros. Dessa forma se fará efetivamente inovação tecnológica, buscas de parcerias entre investigadores e empresas O Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia tem contado com apoio de entidades como a FAPESP, ABJICA, IEEE, UNIFEI, Himeji Institute of Technology (Japão), IEA-USP, SBC, SBPC, Shizuoka University (Japão), UFRJ, UFRJ-COPPE e USP-São Carlos, Standford University, The University of British Columbia, teikyo heisei University, Osaka University, University of Liège, University of Dortmund, Universitat Dresden, University of Maryland, entre outras.

O V Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia realizou-se na cidade de Himeji – Japão, no ano de 2005 e teve o apoio principal da Himeji Institute of Technology, entre outras entidades famosas. A LAPTEC 2007 tem o patrocínio da FAPESP, CNPq e Energias do Brasil e Distribuidoras. Informações: www.laptec.unifei.edu.br.