Como parte de sua preparação para as principais provas internacionais de maratonas aquáticas da temporada – Mundial, Jogos Pan-Americanos etc -, a campeã mundial dos 10 km, Ana Marcela Cunha, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, vem sendo monitorada por uma equipe multidisciplinar do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

No último final de semana, ela e mais Poliana Okimoto foram submetidas a uma bateria de exames durante o desenvolvimento da seletiva masculina brasileira dos 10 km, em São Bernardo do Campo. Além de coleta de lactato, elas tiveram sangue colhido em quatro oportunidades, antes, durante e após a presença delas nas águas do Parque Estoril, próximas dos participantes da seletiva.

Sem a preocupação com tempo, elas nadaram a mesma distância e tiveram o sangue coletado para cerca de 50 tipos diferentes de exames, que permitirão uma melhor avaliação da preparação individualizada de cada uma delas.

Na próxima semana, Ana Marcela, ao lado da equipe brasileira de 10 km embarcará para Las Lomas, no México, onde fará treinamento em altitude, durante aproximadamente 21 dias. O técnico Márcio Latuf, da UNISANTA, deve acompanhar a equipe.