Melhor adaptada ao fuso horário chinês, que no início faz trocar o dia pela noite, Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, já está em Shantou, para a nona etapa do mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina Marathon Swimming World Cup 10 km 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 10 quilômetros). A prova está marcada para sábado (26), no Rio Xinjin.
Depois de obter o quarto lugar na etapa de Chun Na (oitava), também na China, Ana Marcela ainda se ressente do intenso calor que faz naquele país nesta época do ano. Nem mesmo a temperatura da água dá refresco, mas ela está otimista.
“Já conseguimos treinar, e espero render em Shantou bem mais do que em Chu Na, embora reconheça que minha colocação foi toda uma questão de detalhes. A definição das colocações veio em fracos de segundos, com os primeiros lugares definidos em batidas de mão. Agora, preciso só estar mais focada”, admitiu
Após oito etapas, Ana Marcela ocupa a vice-liderança do ranking mundial, com 114 pontos, atrás apenas da líder e também brasileira Poliana Okimoto, com 136 pontos. Faltam apenas quatro provas para o fim do Circuito. Além da China, a competição percorre Hong Kong e os Emirados Árabes Unidos nesta reta de final.
No masculino, o também brasileiro Allan do Carmo, com 100 pontos é o vice-líder da temporada. O líder do Circuito é o alemão Thomas Lurz, com 120 pontos no ranking.
Ana Marcela participou de sete das oito provas já realizadas. Ela venceu em Santos, em janeiro, na Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi; foi vice-campeã na França e Dinamarca; terceira colocada na Bulgária e quarta em Portugal, Estados Unidos e China .