Quatro das seis melhores nadadoras em águas abertas do mundo já têm presença confirmada na III Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, a ser realizada no próximo dia 24, a partir das 10 horas, com largada e chegada na Ponta da Praia, defronte ao Aquário Municipal.
A prova de 10 km, organizada pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com chancela da Federação Internacional de Natação (Fina), da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática Paulista (FAP), abre o calendário do mais importante circuito internacional de águas abertas, o Fina Marathon Swimming World Cup 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas).

As brasileiras Ana Marcela Cunha – terceira colocada no ranking Fina em 2008 e quinta colocada nos Jogos Olímpicos de Pequim – e Poliana Okimoto – sexta colocada nas Olimpíadas – terão a companhia da atual campeã mundial e quarta colocada em Pequim, a alemã Ângela Maurer, além da britânica Cassandra Patten, medalha de bronze em Pequim. Já a campeã olímpica e atual campeã da Maratona Aquática Internacional de Santos, a russa Larissa Ilchenko, deve ser inscrita pela federação de seu país.

Mas entre os nomes já confirmados, figuram os brasileiros olímpicos Allan do Carmo e Marcelo Romanelli, bem como do heptacampeão do Grand Prix de Maratonas Aquáticas da Fina, o búlgaro Petar Stoychev e do atual campeã do Circuito Fina Marathon Swimming World Cup, o italiano Valério Cleri, também atual campeão da etapa santista.

A relação inclui atletas do Brasil, Bulgária, Chile, Croácia, Dinamarca, Reino Unido, Holanda, Itália, Alemanha, Eslovênia e Portugal. Ainda dia 24, além da disputa mundial, o evento terá a abertura do Campeonato Paulista de Águas Abertas, com provas de um, dois e quatro quilômetros, reunindo cerca de 1.200 atletas, entre os 11 e os 80 anos.

INSCRIÇÕES – As inscrições para a prova internacional devem ser feitas diretamente com o diretor técnico do evento, Igor de Souza, pelo e-mail igor@maratonaaquatica.com.br, ou ainda pelo telefone (11) 83699226.Quanto às disputas da etapa de abertura do Paulista, abertas a nadadores de todos os níveis e faixas etárias, as inscrições devem ser enviadas junto com o comprovante de depósito, via fax, para os números (11) 4127-6538 ou (11) 4451-6116.
Para maiores informações, é preciso acessar o site www.maratonaaquatica.com.br e clicar em convite (no alto da página à esquerda), para entrar na carta-convite que traz todos os detalhes do evento promovido pela Federação Aquática Paulista. As inscrições para o Estadual ainda podem ser enviadas, com o comprovante de deposito, para o e-mail: harley@maratonaaquatica.com.br. Depósito: Banco Santander, agência 2228, c/c 01 002183-1 em nome de Carla Fernandes, CPF 249.019.728-20.
A competição faz parte das comemorações do aniversário de 463 anos de Santos e também é uma homenagem à memória de Renata Câmara Agondi, nadadora santista, que se tornou uma das principais atletas nacionais de maratonas em todos os tempos, e falecida em 1988, na tentativa de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França.