Com o livro “Pé de alguma coisa pede outra”, Viviane Veiga Távora, aluna do último ano de Pedagogia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi uma das vencedoras do prêmio Literatura para Todos – categoria poesia, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC). A aluna concorreu com mais de 600 obras inscritas e foi selecionada por uma comissão altamente gabaritada.

Viviane e outros oito escritores terão seuslivros publicados e distribuídos pelo MEC às entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado (antigo Alfabetização Solidária), universidades da Rede de Formação de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA), unidades prisionais e núcleos de EJA das universidades. Cerca de 1,5 milhão de leitores em processo de alfabetizaçãodevem ter acesso às obras. Cada vencedor receberá ainda uma premiação de R$ 10 mil. Os candidatos concorreram nas categorias prosa (conto, novela ou crônica), poesia, biografia e texto de tradição oral (em prosa ou em verso).

Prêmio – Esta é a segunda edição do Concurso Literatura para Todos, criado para estimular a produção literária destinada a jovens e adultos em processo de alfabetização. O Ministério da Educação recebeu 605 obras, sendo 133 de contos, 61 novelas, 30 de crônicas, 13 biografias, 29 textos de tradição oral e 249 de poesias. A novidade dessa edição é a premiação de um escritor africano, natural de um país de língua portuguesa.

Comissão julgadora – Dez especialistas formaram a comissão de pré-seleção. Posteriormente, o material literário foi analisado pela comissão julgadora, formada pelos escritores Ana Miranda, Antônio Torres, Fabrício Carpinejar, Jane Paiva e Rubens Figueiredo.

O trabalho foi apresentado com sucesso na Jornada Ceciliana de Iniciação Científica da Unisanta, em outubro.