No retorno da equipe da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), depois da conquista inédita do título de campeã brasileira feminina absoluta e de vice-campeã o Troféu José Finkel, atletas e integrantes da comissão técnica estiveram reunidos para prestar uma homenagem a um dos destaques da representação santista no Brasileiro Absoluto realizado em Santa Catarina, a velocista Michelle Lenhardt. Bronze nos 100 metros nado livre e prata nos revezamentos 4×100 metros nado livre e 4×100 medley, Michelle recebeu das mãos do técnico Márcio da Latuf, uma das medalhas de prata conquistadas pelo Brasil no revezamento 4×100 metros nado livre nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.
“Esse é um presente da Comissão Técnica da Seleção Brasileira”, afirmou Latuf, que integrou a direção técnica da natação brasileira na maior competição poliesportiva das três Américas. Convocada para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, na prova do revezamento 4x 100 metros nado livre, Michelle acabou cortada às vésperas da disputa, em razão de uma falha na interpretação do regulamento da disputa, que impunha a inscrição de apenas dois atletas a mais para os revezamentos, além daqueles já qualificados a partir de provas individuais. A situação poderia ter sido solucionada, caso Michelle tivesse sido inscrita, em tempo hábil, também para uma prova individual, no caso os 200 metros nado borboleta. Como isso deixou de ser feito, a atleta não pode defender o Brasil.
“Com ela na equipe, acredito que teríamos conquistado o ouro”, reforçou Latuf. Emocionada, Michelle disse que se tratava da mais importante medalha de sua vida:. “Todos sabem do meu esforço em busca de uma vaga na equipe brasileira. Não deu para competir, mas esse presente da Comissão Técnica me enche de orgulho. Valeu mesmo”, afirmou.
TÍTULO INÉDITO – A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) chegou a mais uma grande conquista, ao assegurar, no último domingo (9)), o inédito título de campeã brasileira feminina absoluta de inverno, dentro da disputa do 36º. Troféu José Finkel, disputado no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina.
A UNISANTA superou o EC Pinheiros, da Capital, por uma diferença de 18 pontos: 1.283 a 1.265. A UNISANTA ainda sagrou-se vice-campeã brasileira na soma geral de categorias, com um total de 2.266,50 pontos, mantendo a condição de maior potência universitária da natação brasileira.O EC Pinheiros, que comemora 108 anos de existência, conquistou o pentacampeonato nacional, com 2.889,50 pontos. O Minas Tênis Clube ficou com a terceira colocação na classificação geral, com 1.776,50, seguido ainda pelo Corinthians, com 568,50, Nikita/Sesi (PE), com 443, e Flamengo (RJ), com 288 .Na disputa pelo título feminino, UNISANTA e Pinheiros travaram um duelo prova a prova ao longo das cinco etapas da competição, iniciada na tarde da última terça-feira (4). Após as três primeiras etapas, a UNISANTA liderava. O EC Pinheiros virou na quarta, mas nesta quinta e última, realizada na manhã deste domingo (09), a UNISANTA terminou em primeiro, mesmo sendo superada pelo Pinheiros no revezamento 4×100 metros nado livre, última prova do programa feminino.
O Esporte Clube Pinheiros conquistou seu quinto título consecutivo do Finkel e o 10º na história da competição. O Flamengo segue como maior ganhador, com 12 títulos. Ainda na divisão por sexo do Brasileiro Absoluto de Inverno, o EC Pinheiros também dominou a categoria masculino, com folgas, com 1624,5 pontos, deixando Minas e UNISANTA, nas segunda e terceira posições, respectivamente. Ao longo do Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno/36º. Troféu José Finkel, a UNISANTA somou 36 medalhas, sendo quatro de ouro, 15 de prata e 17 de bronze, além de uma dobradinha nos 1500 metros nado livre masculino, com Luiz Rogério Arapiraca e Conrado Chede obtendo ouro e prata, respectivamente. Na quinta etapa de finais, a equipe santista, sob o comando do técnico Márcio Latuf, somou sete medalhas, sendo três de prata e quatro de bronze. As prateadas vieram no revezamento 4×100 metros nado livre feminino, nos 100 metros nado de costas, com Daniel Orzechowski, e nos 200 metros medley feminino, com Lívia dos Santos, repetindo a performance nos 200m borboleta. As medalhas de bronze foram conquistadas no 4×100 metros nado livre masculino, nos 200 medley feminino, com a pan-americana Lilian Cerroni; nos 100 metros nado livre feminino, com a também pan-americana Michelle Lenhardt, e nos 100 metros nado peito, com o pan-americano e vice-campeão mundial universitário Felipe Lima, que havia conquistado ouro nos 50 metros nado de peito.