Depois de cumprir mais um bom papel em provas de piscina. Com medalhas de prata nos 800 e 1500 metros nado livre no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/36º. Troféu José Finkel, a jovem nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, volta sua atenção para a disputa de mais uma etapa do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas de 10 Km. Desta vez, a atleta encara a Maratona de Shantou, na República Popular da China, no próximo dia 23.

Ana Marcela, que já conquistou por antecipação o bicampeonato brasileiro de maratonas aquáticas de 10 Km e lidera a disputa em provas de 5 Km, participa de sua terceira etapa dentro do Circuito Mundial. Em 26 de janeiro, na abertura da temporada, ela obteve o sexto lugar na Travessia Internacional Renata Agondi, em Santos, com o tempo de 2h20m. Já em 26 de maio, ela competiu na etapa de Setúbal, em Portugal, obtendo mais um sexto lugar, desta vez, com o tempo de 2m48m03.

Após a etapa chinesa do Circuito Internacional de 10 Km, Ana Marcela ainda terá pela frente, até o término da temporada de águas abertas, a Travessia Nacional de Vitória do Espírito Santo de 5 km, no dia 21 de outubro; a Travessia Nacional de Rio das Ostras de 5 km, no dia 2 de novembro e a Travessia Nacional de Rio das Ostras de 10 km, no dia 4 do mesmo mês.