O Circuito Mundial de Águas Abertas ainda terá o desenvolvimento de duas etapas, e a nadadora olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela Cunha, já sabe que não haverá tempo para descanso após as provas em Singapura e no México. Já nos dias 17 e 19 deste mês, em Inema, na Bahia, Ana terá pela frente as disputas do Circuito Nacional, valendo inclusive como seletiva para a formação da seleção brasileira juvenil de maratonas aquáticas, com vistas ao Campeonato Sul-Americano de 2009.
Com apenas 16 anos, Ana Marcela é a única integrante da elite brasileira de águas abertas que tem chances de estar na competição continental. Atletas como Poliana Okimoto, Luiz Lima, Allan do Carmo, Maria da Penha, Victor Simões, podem até nadar a etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas em Inema na Bahia, mas não fazem parte dos atletas que estão a disputar uma vaga na seleção nacional.
Inema está localizada na Baía de Aratu, uma pequena Enseada na Baía de Todos os Santos a 40 quilômetros de Salvador. O local da prova pertence a Marinha do Brasil e é uma praia fechada que é aberta somente para a realização do evento.
No próximo sábado (4), Ana Marcela competirá em Singapura, pelo Mundial. Na segunda-feira (6), ela estará no Brasil, de onde seguirá, já no dia seguinte para Cancun, no México, onde competirá no dia 11 de outubro, pelo Circuito Mundial. Assim, terá pouquíssimo tempo para se recuperar para a disputa da seletiva brasileira para o Sul-Americano Juvenil de 2009.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) resolveu que as provas de Inema definiram quatro nadadores brasileiros (2 vagas no feminino e 2 vagas no masculino), para os 5 km, e mais quatro (2 vagas no feminino e 2 vagas no masculino) para os 10 km, a serem disputados no torneio continental.
Tendo participado de duas das três etapas do Circuito Brasileiro, com vitórias em ambas, Ana Marcela, atual bicampeã nacional, ocupa a terceira colocação, com 42 pontos. Maria da Penha lidera com 58, enquanto Pámela Angel está em segundo lugar, com 55. As duas participaram das três etapas desenvolvidas até aqui.
O título brasileiro vale uma vaga na segunda etapa do Circuito Mundial de 2009, a ser disputada após a prova de abertura da temporada, marcada para Santos, com a realização da Maratona Aquática Internacional de Santos/III Troféu Renata Agondi, competição essa que apontará os representantes nacionais no Mundial de Roma, também em 2009.