Atletas, técnicos e dirigentes da Argentina, Canadá, Holanda e Portugal chegam nesta terça-feira (22) para a maior festa da natação mundial de águas abertas, a II Maratona Aquática da Cidade de Santos/ Troféu Renata Agondi marcada para o próximo dia 26 (sábado), a partir das 10 horas, na Praia do Boqueirão,em Santos, na abertura do mais importante circuito mundial de maratonas aquáticas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008.
Para esta terça-feira (22), estão previstas as chegadas das delegações da Argentina, Canadá, Holanda e Portugal, em um total de dez dos 92 atletas de 17 países inscritos para a disputa, disparada a prova com a maior qualidade técnica já realizada na história do esporte (s 20 melhores do mundo participam, incluindo os últimos campeões mundiais individuais e por equipe), ainda apontará nadadores nacionais para disputas de etapas européias do Circuito Mundial, a exemplo do ocorrido quando das seletivas para a definição da equipe pan-americana, na temporada passada.
Para os brasileiros, italianos, norte-americanos e russos, a disputa também vale vagas no Campeonato Mundial de Barcelona, Espanha, seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim, marcados para agosto deste ano. A competição integra as comemorações do 462º. Aniversário da Cidade de Santos e tem como preliminar a Travessia Nacional UNISANTA/Troféu Renata Agondi, prova de 1.200 metros, reunindo cerca de 500 nadadores de todas as categorias e condições de nado, do mirim ao master. A largada desta disputa nacional ocorre as 9h30, no mesmo local.
CHEGADAS – Da Argentina, chegam Tâmara Sofia Darruspe, Cristobal Romero e Leandro Marcos Rios. Em 2007, Romero foi vice-campeão argentino, enquanto Tâmara venceu a Maratona Aquática de 10 km do Chile. Entre os três atletas canadenses, destaque para Philippe Durreuil, quinto colocado nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Ainda do Canadá vêm Caitlin Nolan e Karley Stutzel.
Edith Van Dijk, da Holanda, trás na bagagem os títulos mundiais de 5 e 10 km de 2005, enquanto de Portugal chegam três atletas: Daniel Viegas, campeão português vde 5 km e 2007; Daniela Inácio, campeã portuguesa de 5 km de 2007, e Vasco Gaspar, terceiro colocado no Campeonato português de 10 km em 2007.
Dos 92 atletas inscritos, 28 são brasileiros. Depois surgem com maiores contingentes a Rússia (tricampeã mundial), com 11 atletas; Estados Unidos e Itália, com oito; México, 6; Nigéria, Portugal, França, Argentina, Egito, Espanha, França, Israel e Alemanha, 3; Chile, Holanda e Polônia, um cada.
Além de 20 mil dólares em prêmios, os atletas lutam pelos pontos no ranking mundial da Fina. Dos atletas inscritos, os russos estão no Brasil, em treinamento, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, organizadora do evento, desde o último dia 8.
A organização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Correios (patrocinador Oficial da Natação Brasileira), Blue Seventy (patrocinadora Fina do Circuito Mundial); Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP.