Apesar do surto epidêmico de dengue registrado na cidade do Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira e Desportos Aquáticos (CBDA), manteve o Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, no Rio, como palco do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão/I Troféu Maria Lenk, válido como seletiva para definição da equipe olímpica brasileira, de 6 a 11 de maio..
A decisão foi comunicada. Após reunião envolvendo o Secretário Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Sérgio Côrtes, e o Presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho, na manhã de quarta-feira (16). O Secretário Sérgio Côrtes informou, após manter entendimentos com autoridades da área de saúde na esfera municipal e, na área federal com o próprio Ministro José Gomes Temporão, que os três níveis governamentais trabalharão em conjunto em um plano de contingências visando à competição, que será anunciado na íntegra, nesta sexta-feira (18), às 17 horas.
Conforme informação da CBDA, serão tomadas medidas inéditas para um evento esportivo realizado na cidade e no Brasil. O projeto prevê a ação direta de 400 soldados do corpo de bombeiros e mais 200 profissionais da vigilância sanitária. O plano de contingências detalhará o bloqueio, ou seja, controle permanente do mosquito transmissor, em toda a região do Parque Aquático Maria Lenk, nos locais de hospedagem das equipes e no transporte das delegações, no período ininterrupto de 19 de abril a 11 de maio de 2008.
Ficou acertada ainda a elaboração pelas autoridades de saúde de uma cartilha com medidas preventivas contra a dengue, que será distribuída aos atletas, técnicos, familiares e público no Parque Aquático Maria Lenk, durante a Competição. Também será criado um chat especial para o evento no site criado pela Secreataria Estadual de Saúde para esclarecimento à população – www.riocontraadengue.com.br .
O Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e o Secretário de Vigilância em Saúde, Victor Berbara, estarão no Congresso Técnico da competição, no dia 6 de maio, às 10 horas, no Parque Aquático Maria Lenk, para esclarecimento aos técnicos e responsáveis pelas equipes de natação.