Com oito nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, a seleção paulista infanto-juvenil lidera o mais tradicional torneio de natação interfederativo e interconfederativo do País, o Troféu Chico Piscina, na luta pelo octacampeonato. A competição, disputada em Mococa, desde quinta-feira (3), chega ao seu final neste domingo (2), pela manhã, a partir das 10 horas, com a transmissão ao vivo do Canal Sportv.
A competição que já revelou nomes como César Cielo Filho, Thiago Pereira e Kaio Márcio (nadador olímpico da UNISANTA), reúne atletas de 13 a 16 anos de oito países e de 14 estados brasileiros.
O maior nome da UNISANTA, na competição até o momento, é o infantil Matheus Neto, de 14 anos, que venceu os 100m peito infantil com 1m06s97. A marca bate o próprio recorde de campeonato feito nas eliminatórias (1m07s91), que por sua vez supera os 1m08s06 que pertenciam a Thiago Parravicini, do Rio de Janeiro, desde 2002.
Também pela UNISANTA, destaque para a nadadora olímpica Ana Marcela Cunha, prata nos 400 metros nado livre juvenil, e Paulo Magalhães de Paula, prata nos 100 metros nado de peito juvenil.
Disputado na piscina da Associação Esportiva Mocoquense, o Troféu Chico Piscina é uma das poucas competições no mundo que reúne nadadores de vários países nesta faixa etária. Os estados representados na disputa são Bahia, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Este ano, estão competindo com os brasileiros atletas da Argentina, Uruguai, Peru, Paraguai, Panamá, Chile, Bolívia e Kuwait. Este último, participando pela primeira vez, já colocou um atleta no topo do pódio. Yousef Al-Askari marcou 4m16s99 e venceu os 400 metros nado livre na categoria infantil, sob a orientação do técnico brasileiro Alex Pussieldi..
LIDERANÇA – Na competição nacional, São Paulo lidera com 123 pontos, 19 a mais que Minas Gerais, com 104. O Rio de Janeiro está em terceiro, com 99 pontos. Na internacional, São Paulo lidera com 104 pontos, contra 97 de Minas e 92 do Rio de Janeiro. A equipe estrangeira melhor colocada é a da Argentina, sexta, com 20 pontos.