A equipe de natação da Unisanta se prepara para o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel, que será realizado no Parque Santos Dumont, no Recife (PE), entre os dias 13 e 17 de setembro. Ao todo, 30 nadadores cecilianos irão participar da competição, que terá 43 provas, entre masculino e feminino.

O Troféu José Finkel será também uma seletiva para o Campeonato Mundial de Natação – FINA, marcado para os dias 13 a 18 de dezembro, em Melbourne, na Australia. Ambos os torneios são disputados em piscina curta de 25 metros.

A Unisanta vai para a competição com grandes expectativas. Depois de conquistar todas as medalhas da Seleção Brasileira no Campeonato Mundial de Budapeste, realizado em junho, a equipe pretende subir ao pódio na capital pernambucana. Com nomes de peso no time, como os medalhistas mundiais Nicholas dos Santos e Guilherme Costa “Cachorrão”, a possibilidade de levantar um troféu é grande.

“É uma competição forte e como é disputada em piscina curta, o treinamento teve que ser específico. Há uma diferença em treinos para 50 e 25 metros. Mas desde o fim do Troféu Brasil, no primeiro semestre, estamos focados nessa competição. A expectativa é boa e ser mais agressivo nas provas para trazer ótimos resultado e colocar o nome da Unisanta no pódio geral”, comentou o head coach da Unisanta Gerson Pazian.

A equipe será composta por 30 nadadores, sendo 16 mulheres e 14 homens. A comissão técnica será composta por seis profissionais: Maressa Nogueira, direção de esportes; Rosa do Carmo, coordenadora; Felipe Gongola, assessor de imprensa; Daniel Barros, fisioterapeuta; Alexandre Paes, treinador e auxiliar técnico; e Gerson Pazian, head coach.

A equipe tem o patrocínio do Banco Alfa, Banco Safra, XP Investimentos; apoio Fupes.

Confira os nomes dos atletas que estarão presentes:

Feminino: Ana Beatriz Malaquias, Beatriz Dizotti, Bianca Brandão, Bianca Loureiro, Camilly Santos, Danielle Roncatto, Emanuelle Silva, Laura Grossl, Livia Rodrigues, Luanna Nunes, Maria Amália Zanetti, Maria Paula Heitmann, Nathália Almeida, Rayssa Souza, Sabrina Todão e Sofia Silva.

Masculino: André Pereira, Brandonn Almeida, Bruno Dutra, Diego Prado, Felipe Ribeiro, Guilherme Basseto, Guilherme Costa, João Marques, Léo de Deus, Lucas Santos, Marcelo Araújo, Matheus Ramalho, Nicholas dos Santos e Tiago Camargo.

Troféu José Finkel – Essa é a 49ª edição da competição, que começou em 1972 e se tornou um dos maiores eventos da modalidade no Brasil. Na última edição, realizada em 2021, a Unisanta ficou com a sexta colocação, somando 505 pontos.