As primeiras finais da etapa inicial do Circuito Mundial Fina/Arena de Natação, no Rio de Janeiro, ocorrem na manhã deste sábado (11), a partir das 9h30, no Conjunto Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Disputada em piscina curta (25 metros), a competição tem cinco nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, defendendo a seleção brasileira.

Ana Marcela Cunha, Felipe Lima, Fernando Ernesto dos Santos, o FM, Glauber Silva e Luiz Rogério Arapiraca representam a instituição de ensino santista nesta disputa. Além deles, integram a Comissão Técnica brasileira o técnico Márcio Latuf e o médico Marcus Bernhoeft, os dois da UNISANTA.

Neste sábado (11), quatro finais devem envolver nadadores da equipe santista: 50m peito masculino (Felipe Lima); 100m costas masculino (FM): 800m livre feminino (Ana Marcela) e 50m borboleta masculino (Glauber). Já no domingo (12), a partir das 9h30, serão cinco as finais com possibilidades de reunir atletas da UNISANTA: 100m peito masculino (Felipe); 100m borboleta masculino (Glauber); 50m costas masculino (FM); 1500m livre masculino (Arapiraca); 200m costas masculino (FM).

Os atletas brasileiros que participam desta primeira etapa do Circuito FINA/ARENA de Natação, no Rio de Janeiro tem um motivo a mais para caprichar no desempenho: a competição vale índice para o Campeonato Mundial em Piscina Curta, de 15 a 19 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Assim, o Rio de Janeiro volta a realizar a competição este ano após quatro edições da etapa brasileira da Copa do Mundo em Belo Horizonte. Há 11 anos o Brasil participa como uma das nações organizadoras do evento da FINA. Em 1998 o país teve duas etapas, logo, já contando com 2010, são 13 etapas realizadas em solo brasileiro.