“Foi meio assustador”, destacou a nadadora olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela Cunha, em uma rápida avaliação dos efeitos da passagem do ciclone que passou por Hong Kong, na terça-feira (23), em direção a Taiwan e região central da China. “O anúncio das autoridades locais falava em algo bem mais sério, mas quando ele passou por aqui já estava mais calmo. Mesmo assim, choveu e ventou muito, suspendendo os treinos e tudo mais”, disse,
Nesta quinta-feira (25), Ana Marcela fará duas sessões de treinamentos em piscina, preparando-se para a sexta etapa do mais importante circuito de águas abertas do mundo, o Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2008, em Hong Kong.
A competição está marcada para 23h30 de sábado, no horário de Brasília (10h30 da manhã de domingo, no horário local), reunindo ainda mais três brasileiros: o também olímpico Allan do Carmo, e os dois atletas que mais pontuaram nas etapas do Circuito Brasileiro de 10 km até então, Luiz Lima e Maria “Pepenha” da Penha.
Nesta quinta-feira (25), Ana Marcela e os demais integrantes da equipe brasileira treinam n piscina de Pao Yue Kong. Apenas na sexta-feira (26), eles caem na água no local da competição, em Repulse Bay.
A expectativa é de que eles encarem uma disputa livre do calor insuportável de Chantou. A temperatura média em Hong Kong nesta época do ano varia entre 26 e 31 graus, enquanto na água, ela não passa dos 27, ao contrário de Chantou, onde os atletas nadaram com a água a 30 graus.
OTIMISTA – Apesar de prever dificuldades diante da qualidade técnica das adversárias, Ana Marcela espera conseguir um bom resultado. “As possibilidades são grandes”, admite, lembrando que no último domingo (21), na etapa de Chantou, na China, a água excessivamente quente (30 graus) prejudicou bastante o seu desempenho. “Senti-me muito pesada. Até mesmo o fuso horário me atrapalhou. Mas, agora, já estou mais adaptada e acredito que possa chegar bem mais próximo do meu potencial”, afirmou.
Em Hong Kong, Ana marcela novamente terá pela frente a campeã olímpica e pentacampeã mundial, a russa Larissa Ilchenko, a atual líder do ranking mundial, a alemã Ângela Maurer, e a campeã sul-americana e vencedora em Chantou
Ana Marcela, que ainda terá mais uma etapa da perna asiática do Circuito Mundial, marcada para o dia 4 de outubro, em Cingapura, ocupa a vice-liderança do ranking 2008, com 46 pontos. A alemã Ângela Murer lidera com 70 pontos. No masculino, Allan do Carmo é o quarto melhor, com 44 pontos, enquanto o italiano Valério Cleri é o líder com 76 pontos.