Em busca de subsídios para realizar as disputas em águas abertas do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, a ser realizado em Xangai, na China, de 16 a 31 de julho próximo, integrantes do Comitê Organizador do evento chinês estiveram nesta quinta-feira (17), na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos.

Sob a chefia de Xu Fuxin, encarregado geral de assuntos de Educação e Esportes de Xangai, um grupo de executivos esportivos chineses não apenas conheceu as instalações esportivas e acadêmicas da UNISANTA, como recebeu uma verdadeira aula sobre os aspectos estruturais da Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, apontada pela Federação Internacional de Natação (Fina) como referência mundial em termos de organização e segurança.

Como responsável pela organização do evento, apontado como o mais importante do calendário de maratonas aquáticas da Fina, a UNISANTA apresentou aos chineses, em detalhes, cronogramas, organogramas e os pontos básicos da prova, que neste ano será realizada em 17 de abril próximo.

O diretor técnico da disputa, Igor de Souza, explanou todo planejamento para o evento desta temporada, além de falar das experiências acumuladas pela equipe responsável pela organização da maratona aquática santista. “Temos hoje a honra de desenvolvermos uma competição que atrai o maior número de atletas de ponta em todo o mundo, além de preenchermos todas as exigências do rol de encargos imposto pela Fina”, destacou Souza.

Já o Pro-Reitor Administrativo da UNISANTA, Marcelo Teixeira, salientou a importância de a instituição colaborar de maneira efetiva com a organização do Mundial de Xangai, que terá, em termos de águas abertas, provas de 5, 10 e 25 kms. “Isso muito nos orgulha e ratifica o grau de importância da prova santista em âmbito mundial”. Em Xangai, a prova de 10 km contará com a participação de Ana Marcela Cunha, nadadora da UNISANTA e atual campeã mundial da distância.

Após a apresentação em data show de todos os detalhes da prova, os chineses percorreram as principais dependências, como piscinas, sala de musculação, ginásios, sala imprensa e refeitório. Eles ainda visitaram as clínicas de fisioterapia e odontologia. E fizeram um passeio pela orla, onde puderam conhecer a Ponte dos Práticos, local de onde saem as embarcações de apoio e staff.