Com a participação de cerca de 300 atletas de 46 equipes, a Federação Aquática Paulista realiza neste final de semana sua última competição da temporada de inverno. Trata-se do Campeonato Paulista Juvenil, marcado para sábado (30) e domingo 1º/7), na piscina curta do Conjunto Baby Barioni, na Água Branca, em São Paulo. Depois de conquistar os títulos dos campeonatos paulistas de inverno das categorias Júnior, Sênior e Infantil, a natação da Universidade Santa Cecília, sob o comando dos técnicos Fábio Massaini, o Binho, e Joel Moraes Santos Júnior, busca o bicampeonato.

Campeã na temporada passada, depois de quebrar uma longa seqüência de vitórias do Esporte Clube Pinheiros, a UNISANTA luta por mais um bicampeonato, com 46 nadadores, sendo 25 homens e 21 mulheres. Trata-se do maior contingente de atletas inscritos por uma entidade nesta disputa estadual.

Os maiores adversários da equipe santista serão, mais uma vez, o Esporte Clube Pinheiros, Sport Club Corinthians Paulista e Serc/São Caetano, com formações de 29, 24 e 21 atletas, respectivamente. Em caso de vitória, esse será o décimo título da UNISANTA em 12 competições estaduais de inverno e verão em quaisquer categorias.

Pela UNISANTA o grande destaque individual fica por conta da participação da atleta pan-americana Ana Marcela de Jesus Cunha, que disputará a maratona aquática de 10 km dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, em 13 de julho próximo. Ana Marcela atuará na categoria juvenil I (nascidos em 92), nas provas de 200, 400 e 800 estilo livre e 200 metros nado borboleta.

Outro destaque da equipe santista é Isabelle França Longo, nadadora bastante cotada para ficar com as melhores posições nos 200, 400 e 800 livre, e 400 medley no juvenil II (nascidos em 91). Aos 16 anos, Isabelle é uma das mais experientes atletas de sua categoria, com passagens pelas seleções brasileiras infanto-juvenis em inúmeras competições internacionais.

O Campeonato Paulista Juvenil de Inverno terá um total de 60 provas, divididas em três etapas, sendo duas no sábado (30), pela manhã e tarde, nos horários das 8h30 e 16 horas, e uma domingo (1º/7), a partir das 8h30.

BOAS CHANCES – Em ¼ das 60 provas do programa do Campeonato Paulista de Natação Juvenil de Inverno, a equipe da UNISANTA tem o primeiro tempo de entrada. São ainda quatro segundos tempos de entrada e mais sete terceiros. São Marcas que colocam a equipe santista em boas condições de conseguir mais um grande resultado em competições estaduais.

O Paulista Juvenil encerra o semestre, abrindo a perspectiva de mais um grande ano para a UNISANTA, que venceu dez dos 12 últimos campeonatos estaduais em quaisquer classes. Em 2006, a UNISANTA pintou o sete, vencendo toda a temporada de verão e três dos quatro campeonatos de inverno.

Na piscina do Baby Barioni, a UNISANTA terá três nadadoras em condições de apresentar um rendimento dos mais significativos. Isabelle França Longo tem os melhores tempos de entrada em quatro provas (200, 400, 800 metros nado livre e 400 medley) na juvenil II, enquanto Eloísa Bassani conta com três primeiros (100 e 200 peito e 200 medley), na mesma categoria. Na juvenil I, o destaque é Ana Marcela de Jesus Cunha, fundista que representará a UNISANTA na prova dos 10 km da maratona aquática, nos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, marcada para 13 de julho próximo.

Ana Marcela, além de ter três melhores tempos de entrada (200, 400 e 800 metros nado livre), vive a expectativa de superar marcas recordes na distância de 800 metros. Com o foco voltado para um bom desempenho no Pan, Ana Marcela tem treinado forte e suas marcas mais recentes fazem prever um bom desempenho no Paulista Juvenil, competição da qual participa pela primeira vez.