Pela primeira vez na história da natação mundial, os maiores nomes do esporte em maratonas aquáticas estarão reunidos em uma única prova. Marcada para o próximo dia 26, às 10 horas, em Santos, a etapa internacional da II Travessia Renata Agondi envolverá os melhores nadadores do Brasil e do mundo, na abertura do mais importante circuito internacional de águas abertas, o 10 KM Marathon Swimming Wold Cup Fina 2007.

Figurando como ponto alto das comemorações de mais um aniversário da Cidade de Santos, a prova contará com a presença entre outros dos atuais campeões do circuito mundial, o búlgaro Petar Stoichev (hexacampeão) e a alemã Britta Kamrau-Corestein, bem como dos campeões brasileiros Luiz Lima (UNISANTA) e Ana Marcela de Jesus, além da vice-campeã mundial dos 5 e 10 KM, a também brasileira Poliana Okimoto.

Isso faz prever não só um duelo inédito, como uma prévia do que pode vir a ocorrer tanto no Mundial de Melbourne, na Austrália, como na provas de Maratonas Aquáticas dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e Jogos Olímpicos de Pequim 2008, já que também os principais destaques das Américas (Estados Unidos e Argentina, em particular), tomam parte das disputas programadas para Santos.

Nesta etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, que reverencia a memória uma das mais importantes atletas brasileiras em águas Abertas, o público terá a chance de ver confrontos épicos envolvendo, por exemplo, a brasileira Poliana Okimoto e a alemã Britta Karau-Corestein, como no Mundial de Nápoles, quando Poliana levou a melhor. Ou ainda entre o também nadador nacional Luiz Lima e o norte-americano Mark Warkentin, como ocorrido na etapa brasileira do Circuito Mundial de 2006, em Belém (PA), onde o americano venceu por batida de mão.

Mais de 40 atletas, de 12 países, já têm presença confirmada, enfatizando-se entre eles os integrantes dos chamados Top Five (cinco melhores dos rankings mundiais feminino e masculino). Segundo o árbitro internacional e diretor de Maratonas Aquáticas da Federação Aquática Paulista (FAP), Igor de Souza, esta será a competição com o maior número de atletas do 1º. escalão das maratonas aquáticas do mundo. “Em nenhuma etapa até hoje observei tantas estrelas juntas para disputar uma prova do circuito”, exulta.

CONSTELAÇÃO DE ESTRELAS – Além das estrelas já citadas a competição terá a participação de todo o time russo, campeão mundial em Nápoles, que trás Yuri Kudinov, campeão Mundial em Montreal e medalha de prata no Mundial de Nápoles; Evgeny Koshikarov, quinto colocado no Mundial de Nápoles e Vice-campeão Europeu em 2006; Vladimir Dyatchin, vice-campeão na seletiva Russa do 10km para Melbourne e Campeão Juvenil Europeu, Pavel Vetkalov, vice-campeão na seletiva Russa dos 5km para Melbourne e Vice-campeão juvenil europeu; Anna Uvarova, campeã na seletiva russa dos 10km para Melbourne e a técnica Lídia Vlasevskaya.

Competem ainda a italiana Laura Volpi, vice-campeã mundial e vice-campeã européia dos 25km; o holandês Maarten v/d Weijden, vice-campeão Mundial em Montreal em 2005 e vencedor de quatro etapas do Circuito Mundial de 2006 e 5º. Colocado no Mundial de Nápoles nos 10km; o israelense Daniel Katzir, campeão dos Jogos Judaicos de 2006 e 18º. Colocado no Mundial da Itália; o macedônio Igor Dimovski, campeão Nacional e 7º. Colocado no circuito de mundial de 2007.

A lista de estrelas inclui ainda o macedônio Ilija Stojanovski, vice-campeão da etapa inglesa do Circuito Mundial 2006; a argentina Pilar Geijo, vice-campeã sul-americana de 2006; o búlgaro Tihomir Ivanchev (vice-campeão europeu de 2006; os norte-americanos Dan De Marco (campeão pan-americano de Águas Abertas de 2004), Mark Warkentin (campeão da etapa brasileira do Circuito Mundial de 2006) e John Flanagan campeão dos Jogos Pan-Pacific 2006), e a inglesa Paula Wood (campeã britânica de 2006), entre outros.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace, Sabesp e Terracom.