O campeão e recordista mundial dos 100 metros nado livre, Carlos Farrenberg (Bartha Engenharia), nadador paraolímpico da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, está em São Caetano do Sul, no ABC, onde passa por avaliações, em sua primeira fase de preparação para o Campeonato Mundial de Natação Parolímpica, marcado para agosto, na Holanda.
Os testes e treinos da equipe nacional paraolímpica ocorrem nas piscinas do Conjunto Aquático Leonardo Sperate (avenida Walter Thomé, 64, bairro Olímpico) nos períodos da manhã e tarde.
A seleção de natação também se prepara de olho na Paraolímpíadas de 2012, que será disputada em Londres. "Queremos continuar desenvolvendo a natação e melhorar nossa posição no ranking, além de buscar mais medalhas paraolímpicas", explica o técnico da Seleção Paraolímpica de Natação Murilo Barreto.
Segundo ele, São Caetano foi escolhida para esta fase de treinos por oferecer toda a infraestrutura necessária e ceder o espaço gratuitamente, além de ser um local de fácil acesso.
Ao todo, 28 atletas participam desta "pré-seleção" em São Caetano, no entanto, a idéia é que aproximadamente 22 atletas embarquem para o mundial. "Temos aqui atletas com um ótimo desempenho e a expectativa é de abrir vagas para os Jogos Paraolímpicos", relata. Conforme explica Barreto, as boas classificações no mundial abrem vagas para a Paraolímpíadas.
Carlão, como o atleta da UNISANTA é mais conhecido está entre os favoritos às vagas para Londres. “Seus resultados, particularmente o recorde mundial nos 100 metros nado livre, obtido no final do ano passado, o qualificam desde já”, afirma seu treinador, o professor Renato Monteiro Bartholo, que aposta em uma ascensão ainda maior do atleta. “Até o Mundial, o Carlão estará voando baixo”.