Em 2006, ele fez história no I Campeonato Mundial Júnior, disputado no Rio de Janeiro, ao se tornar o primeiro campeão mundial da categoria nos 50 metros nado de costas (26s26), além de obter prata nos 100m costas (56s43) e bronze no revezamento 4x100m medley (3m50s23). Agora, pronto para embarcar para Melbourne, na Austrália, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Leonardo Guedes, sonha em brilhar no seu primeiro mundial absoluto, que será realizado de 17 deste mês a 1º. de abril.

Na condição de atual recordista de campeonatos brasileiros absolutos, Leo Guedes participará da prova dos 100 metros de costas no 12º. Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que tem suas eliminatórias e semifinais marcadas para o dia 25. As finais ocorrem no dia 26.

“Estou indo para o Mundial pensando apenas em fazer o meu melhor e ganhar experiência ao competir e observar os melhores nadadores do mundo. Minha preparação visa o Troféu Brasil (última seletiva para o Pan Rio 2007) e os Jogos Pan-Americanos”, afirma o nadador da UNISANTA.

Maranhense de nascimento, pernambucano de coração (foi para Recife com apenas três meses), e vivendo e treinando em Santa Catarina, Leonardo Guedes diz que admira o maior nome da natação brasileira em provas do estilo costas, o mineiro Rogério Romero.

“Ele é um exemplo, pois participou de cinco Olimpíadas, tendo sido inclusive finalista, e ainda hoje é o recordista sul-americano dos 200m costas. Mas, descarto essa coisa de ser apontada como seu sucessor. Ele fez o dele e eu procuro fazer o meu. Romero é Romero, Leonardo é Leonardo”, diz o atleta que encerra neste sábado (10), sua participação na II Clínica Pan-Americana de Natação Correios-CBDA, no Rio de Janeiro, atividade que reúne atletas da seleção nacional convocados para o Mundial ou em busca de índices para os Jogos Pan-Americanos.

O nadador da UNISANTA viaja para Melbourne no dia 19 (segunda-feira), no vôo AR 1257, que decola do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, às 18h25. Além dele, seguem Fernando Silva e Armando Negreiros, além do técnico Marcelo Vaccari e de outros dois integrantes da Comissão Técnica Brasileira.