Em uma competição que reuniu número recorde de participantes (114) em disputas do Circuito Mundial de Águas Abertas, incluindo os líderes da temporada e vencedores da etapa de abertura, a Travessia Renata Agondi, os nadadores brasileiros pan-americanos foram muito bem. Na manhã deste sábado (9), em Sevilha, na Espanha, Poliana Okimoto foi a terceira colocada, com 2h00m06, enquanto Allan do Carmo obteve o sexto lugar, entre os homens, com 1m52s04.

No feminino, a primeira colocada foi a líder do circuito e primeira colocada na etapa de Santos, organizada pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a alemã Ângela Maurer, com 2h00, seguida pela norte-americana pan-americana Choe Sutton, com 2h00m05.

No masculino, o alemão Thomas Lurz ficou em primeiro, com 1h51m49, seguido pelo líder do circuito e vencedor em Santos, o russo, Vladimir Dyatchin, com 1h51s50. Ainda à frente do brasileiro Allan do Carmo, ficaram os norte-americanos pan-americanos Fran Crippen, quarto colocado, com 1h51s54, e Charles Peterson, quinto, com 1h52s03.

Para os brasileiros, a prova serviu como um bom teste para a disputa dos 10 km nos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, já que Allan do Carmo e poliana Okimoto estarão representando o Brasil, ao lado de Marcelo Romanelli e Ana Marcela Cunha, maratonista aquática da UNISANTA, que optaram pela participação na etapa anterior do Circuito Mundial, realizada em Portugal.

A prova de Sevilha ainda reuniu os brasileiros Monick Avelino Perez, da UNISANTA, e Carlos Pavão, cujos resultados não foram divulgados no primeiro boletim da organização da etapa.