“O Arapiraca chegou… O Arapiraca chegou…” O grito da torcida da UNISANTA, aliado aos assovios estridentes do técnico e pai, Carlos Arapiraca, surtiu como combustível para o show do nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), na manhã desta terça-feira, na piscina da instituição de ensino santista, no primeiro dia de finais do 50º. Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu Maria Lenk.

Dono das melhores marcas continental, nacional e de campeonato, o baiano porreta venceu, comendo pelas beiradas. Lucas Kanieski largou na frente, abrindo considerável vantagem sobre os adversários e parecia que venceria com facilidade. A cada piscina (50 metros), Arapiraca diminuía a distância entre eles, para emparelhar e tomar a ponta nos 150 metros finais.

Com o tempo de 15min21s12, Arapiraca conquistou seu quinto título no Troféu Maria Lenk, o quarto nesta prova. Kanieski até tentou não perder contato com o nadador da Unisanta e chegou próximo, na segunda colocação com 1min23s10. O argentino Esteban Paz, do Corinthians fechou o pódio com 1min51s10.

Arapiraca disse que o fator psicológico é importante nesta prova. “Você tem que ter uma cabeça muito boa para controlar seu ritmo quando está na frente, e também quando esta atrás e tem que ir buscar seu adversário”, disse o campeão.Ainda entre os fundistas, mais uma medalha para a UNISANTA, com a também baiana Ana Marcela Cunha terminando em segundo (prata) nos 800 metros nado livre, com o tempo de 8m47s61, sua melhor marca pessoal na distância. Em primeiro chegou Poliana Okimoto, com 8m36s54, som a chilena Kristel Kobrich em terceiro, com 8m53s93.

Nos 200 costas, Fernando Ernesto dos Santos mostrou que a temporada de treinamentos nos Estados Unidos valeu a pena. Ele ficou com o bronze, ao nadar para 2m01s21.

Nos revezamentos, mais uma de bronze para os santistas. Walter Lessa, Thiago Peruqui, Fernando Ernesto e Glauber Silva marcaram 1m31s03 no 4×50 metros nado livre, prova que teve EC Pinheiros e CR Flamengo nas duas primeiras posições.

Após as oito primeiras provas individuais do Troféu Maria Lenk, os anfitriões ocupam a quarta colocação, com 269 pontos. O Minas Tênis lidera com 462 pontos, seguido pelo EC Pinheiros, com 365 e Corinthians, com 303. Atrás da UNISANTA aparecem o Curitibano, com 124 e o Flamengo com 118.

A competição segue nesta quarta-feira (5), com mais uma série de finais, na piscina da UNISANTA, a partir das 10 horas. Na programação: 100m borboleta fem (semifinal); 100m borboleta masc (semifinal); 200m livre fem (final); 200m livre masc (final); 400m medley fem (final); 400m medley masc (final); 50m livre fem (final); 50m livre masc (final); 100m peito fem (semifinal) e 100m peito masc (semifinal).