Na condição de líder do Brasileiro de Águas Abertas para provas de 5 km, com 35 pontos, a nadadora pan-americana da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, encara a terceira etapa do circuito, neste domingo (7), em Ilhéus, na Baía, atrás de mais uma vitória, a segunda na competição, já que venceu a etapa de Brasília e ficou em segundo lugar na de Porto Belo, Santa Catarina.
Bicampeã brasileira, por antecipação, das maratonas Aquáticas na distância olímpica de 10 km, Ana Marcela busca não apenas o título brasileiro dos 5 km, como também mais uma vaga na prova dos 5 km do Sul-Americano de Águas Abertas. Ela já tem presença confirmada na prova dos 10 km, em razão da condição de campeã nacional.
Além de Ana Marcela Cunha Travessia Nacional de Ilheus, que tem dotação de R$ 5 mil, contará ainda com o líder da categoria masculina, o gaúcho Carlos Eduardo Pavão, do Grêmio Náutico União/RS, com 34 pontos, além de Allan do Carmo, da Aceb/BA, bronze nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007; Maria da Penha Cruz, a Pepenha, da Aest/ES, campeã brasileira de 2005 e Fábio Lima, Victor Simões, Marcelo Romanelli. Este ano, a exemplo da Federação Internacional de Natação (FINA), a CBDA estabeleceu dois circuitos brasileiros: um de cinco quilômetros e outro no percurso olímpico e pan-americano, de 10 mil metros. As duas últimas etapas do circuito de 5 quilômetros de 2007 estão marcadas para Vitória/ES, em 21 de outubro, e em Rio das Ostras, em 2 de novembro.