“A minirrefinaria é destinada às exposições móveis e, enquanto está parada, precisa de um local adequado e seguro para ser operada continuamente. A UNISANTA é muito conceituada e poderá mantê-la funcionando”, esta declaração foi feita pelo gerente geral da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC – Petrobras), eng. Luiz Alberto Verri, durante a assinatura da carta de intenções pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e a Petrobras, nesta sexta-feira (5), na Sala de Atos da Reitoria da Universidade.
Ainda segundo Verri, o equipamento será muito importante para os universitários em treinamentos práticos, pois mostra as diversas etapas do processo industrial, desde a destilação, às bombas, torres e sistemas elétricos, entre outras fases, até o refino do produto.
O módulo de reprodução, fiel a todas as operações da RPBC – Petrobras, está em exposição no pátio da UNISANTA, com sua versão atualizada. Com o auxílio de computadores e o apoio técnico de funcionários da Petrobras, é possível visualizar cada passo do projeto e do processo utilizado no refino.
“As universidades surgiram para atender o pólo petroquímico de Cubatão. A tecnologia desenvolvida na UNISANTA é exportada para instituições do País e estrangeiras. Como instituição particular podemos agregar nosso conhecimento aos grandes avanços científicos e estimular a produtividade nacional. Momentos como este reforçam o papel da universidade e sua questão social”, afirmou a reitora da UNISANTA, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.
De acordo com a presidente da UNISANTA, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani, “este é um momento pleno de possibilidades. A UNISANTA está à disposição para trabalhar com a Petrobras para o desenvolvimento da região e da ciência”.
Durante o evento, o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTA, Edison Fernandes, apresentou o projeto de desenvolvimento e construção do laboratório que abrigará a minirrefinaria. O gerente de comunicação da RPBC – Petrobras, Marcos Alberto Canaes, fez uma exibição com fotos dos locais onde a refinaria ficou exposta, entre eles Brasília, Sergipe, Maceió, Rio de Janeiro, Santa Catarina, entre outros.
Finalizando o evento, o Prof. Dr. Fábio Giordano, coordenador do projeto EcoManage e diretor das Faculdades de Pedagogia e do curso de Gerontologia da UNISANTA, falou sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade.
Autoridades – Participaram ainda do evento o chanceler da UNISANTA, Milton Teixeira; o pró-reitor administrativo da UNISANTA, Marcelo Teixeira; o gerente de Infra-estrutura, Marcos Alberto Canaes, e o gerente de comunicação, Carlos Alberto Ferreira.
Pela UNISANTA, também prestigiaram a solenidade o diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo da UNISANTA, prof. Antonio de Salles Penteado; o diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNISANTA, prof. Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo; o coordenador do curso de Engenharia Química, Luis Renato Lia, entre outros diretores, coordenadores e professores da Universidade.
Histórico – A minirrefinaria modernizada é um projeto da Petrobras que, após uma parceria há dois anos com o curso de Engenharia Química da UNISANTA e a empresa sueca de automação, ABB, ganhou uma versão atualizada. A Engenharia Química da UNISANTA criou os equipamentos em acrílico utilizados na maquete, como os trocadores de calor, a torre de resfriamento e também a comunicação visual. O processo de construção das peças durou cerca de quatro meses.