Enquanto a absoluta maioria de brasileirosconfraternizava nas tradicionais festas de final e passagem de ano, a jovem maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha , 15 anos, encarou Natal e Reveillon com treinamentos duros e exaustivos na piscina e no mar, buscando o melhor condicionamento para a disputa da II Maratona Aquática internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, marcada para o próximo dia 26, em Santos. Além de abrir o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup – 2008, a disputa serve como única seletiva para a definição da seleção pré-olímpica do Brasil, que irá ao Mundial de Sevilha, seletiva para Pequim 2008.
Atrás de uma vaga no time olímpico, a ser composto por duas mulheres e dois homens, a atual bicampeã brasileira de 5 e 10 kms não mede esforços para seguir as orientações do técnico Márcio Latuf e buscar a melhor preparação possível. E, para tal, já no próximo dia 13, ela encara a 45ª. Travessia a Nado Mar Grande / Salvador, na Bahia, como uma etapa importante dentro do seu treinamento.
Na condição de mais jovem nadadora a vencer a importante prova baiana – isso, em 2005, com 13 para 14 anos -, Ana Marcela não esconde a vontade de triunfar mais uma vez em Salvador, sua cidade de origem. “No ano passado, um erro na minha estratégia de competição, custou-me o bicampeonato, que espero conquistar desta vez, embora tenha convicção de que terei pela frente adversárias de peso”, destaca a atleta da UNISANTA.
A competição deverá reunir 115 nadadores, entre homens e mulheres, que terão pela frente entre 9 e 13 km, dependendo das condições de maré. A largada será na Praia do Duro, em Mar Grande, e a chegada, na Praia do Porto da Barra, ambas em Salvador. Nesta edição até um helicóptero será usado na segurança. A promoção é da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e Jornal A Tarde, com apoio da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros de Salvador, Secretaria de Esportes de Salvador, Meio Ambiente, Saúde, SUCOM, Ecad, e, Limpurb.