Em razão do sucesso das atividades baseadas no livro infanto-juvenil Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo, realizadas no último sábado (5), na Livraria Siciliano e na Praça de Alimentação do Praiamar Shopping, onde muitas crianças e adultos participaram das brincadeiras com os piratas e as contadoras de histórias, Lúcia Teixeira Furlani, autora do livro, promoverá mais uma tarde de autógrafos e diversão, no próximo dia 12/1, sábado, das 17h às 19h20, nos mesmos locais. O Praiamar Shopping fica na Rua Alexandre Martins, 80, Bairro da Aparecida, Canal 5, em Santos. A Praça de Alimentação e a livraria Siciliano ficam no 1º andar.

Riviera – Na tarde de ontem (10/1) a garotada em férias na Riveira de São Lourenço pôde conhecer as aventuras do menino Lucas, pela história do Brasil. As atividades e brincadeiras, com direito a autógrafos, muita diversão e cultura, foram realizadas no Espaço Veja SP, em frente ao Shopping Riviera, na Riviera de São Lourenço, em Bertioga.

Repercussão – “Por um instante virei criança”, diz a professora de ensino primário Jeovania Chiacchio da Silva, que trouxe sua filha para assistir a uma das apresentações do livro, no dia 5/01, no Praiamar Shopping.
O livro é para crianças, mas o tema é profundo. Será que tudo é possível? Pergunta a autora para as crianças no final da apresentação. E em uníssono elas respondem com um grande “SIM, tudo é possível”.
Para Luis Felipe Correia de Almeida, 7, a história do livro fez com que ele pense em “desenvolver mais a sua criatividade”. Já Naira Chiacchio Bernardino, 12, aprendeu que “o importante é acreditar que tudo é possível, jamais duvidar de um sonho”.
Os pais olham além da gávea – lugar no alto das embarcações, onde os marujos avistavam a terra e de lá gritavam para o comandante: “Terra à vista”.
Segundo Andréa Passos Leiros, “a apresentação através das contadoras, que mistura teatro/interpretação, traz estímulo à leitura e desenvolve o potencial criativo dos meus filhos”.
Uma das contadoras, Cristiane Domingues dos Santos, diz que “além do resgate de uma prática de contar histórias, até pouco tempo atrás muito exercitada pelos pais, faz com que esta iniciativa positiva incentive a leitura”.
“Fizemos várias atividades o ano todo -2007-, incentivando esse mundo de fantasia, da imaginação, de modo com que as crianças interajam com o livro, a leitura e com os personagens da nossa história”, diz a autora da obra, Lucia Teixeira Furlani.
Este ano Tudo é Possível será transformado em peça de teatro e para o ano que vem (2009) a autora planeja fazer um desenho animado.
Sendo uma boa história, “Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo”, onde o sonho está intrinsecamente ligado ao realizável, sugere uma busca incessante pelo belo e mágico imaginário.

Sobre a história
Na história, o menino Lucas mergulha num mundo de sonhos, que mistura realidade e ficção. Ele interage com homens pré-históricos, índios, piratas, escravos e vultos históricos. Em incríveis aventuras, defende os mais fracos e conhece a região do litoral paulista, de Peruíbe a Bertioga.
Com ilustrações de Bill Silva e Leandro Rodrigues, o livro inclui um mapa do tesouro e uma seção, em verbetes, chamada Saiba Mais – curiosidades para crianças e gente grande também, com informações sobre os personagens históricos e sobre os lugares em que acontecem as aventuras de Lucas.

Sobre a autora
A autora inspirou-se em seu filho Lucas e nas histórias que conta para ele toda noite. Escritora premiada, Lúcia estréia na literatura infanto-juvenil com essa obra, sucesso de público e crítica, aplicando sua experiência como Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga e Educadora. É presidente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos, e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau.

LEIA TAMBÉM:
Dramatização de Tudo é Possível envolve as crianças no 11º FESCETE
Educadores aprovam o Projeto Pedagógico e Roteiro de Apoio do livro Tudo é Possível
Gilberto Dimenstein recomenda Tudo é Possível

Turistas da alta temporada de Campos do Jordão se divertem no mundo infantil de Tudo é Possível

Para efetuar o download do Projeto Pedagógico, clique aqui! (formato PDF – 2 MB)