O 47º. Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu Maria Lenk ainda não acabou – resta uma ultime etapa, marcada para este domingo (6) -, mas dois nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela Cunha e Luiz Lima, já têm sua atenção voltada para a competição do próximo sábado (12), às 10 horas, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Campeões brasileiros de águas abertas de 2006, Ana Marcela e Luiz vão encarar, ao lado de mais 38 nadadores (19 homens e 19 mulheres), a luta por quatro vagas (duas femininas e duas masculinas) na equipe brasileira que disputará, em julho, as provas de 10 km das maratonas aquáticas dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

Ana Marcela, que conseguiu duas medalhas no Maria Lenk – prata nos 1500 metros nado livre e bronze nos 800 metros nado livre -, terá como maior adversária a vice-campeã mundial Poliana Okimoto, mas é praticamente certo que elas estejam juntas no Pan, também na Praia de Copacabana. Poliana, inclusive, será a única brasileira a ter dupla missão na natação pan-americana, pois garantiu vaga na equipe de pi9scina, nos 800 metros nado livre.

Já Luiz Lima, que colaborou bastante com a UNISANTA, somando pontos preciosos nas provas de 400, 800 e 1500 metros nado livre, tem como principal oponente o baiano Allan do Carmo, vice-campeão brasileiro e vencedor das duas pré-seletivas para os Jogos Pan-Americanos. Eles são os favoritos para as duas vagas masculinas.