Restando apenas três etapas para o término da temporada, Ana Marcela Cunha, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, mantém a vice-liderança do mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina Marathon Swimming World Cup 10 km 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 10 quilômetros). Na madrugada deste sábado (26), ela obteve a quarta colocação em Shantou, na República Popular da China, nadando a nona etapa da competição, no Rio Xinjin.
Após nove etapas, Ana Marcela ocupa a vice-liderança do ranking mundial, com 128 pontos, oito a mais que a atual campeã mundial, a alemã Ângela Maurer. A também brasileira Poliana Okimoto, com 156 pontos, depois de mais uma vitória (a sexta na temporada), segue na liderança e rumo ao título de campeã. Até o fim do Circuito, a competição percorre Hong Kong e os Emirados Árabes Unidos em sua reta de final.
Ana Marcela participou de oito das nove provas já realizadas. Ela venceu em Santos, em janeiro, na Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi; foi vice-campeã na França e Dinamarca; terceira colocada na Bulgária e quarta em Portugal, Estados Unidos e em duas oportunidades na China.
Em Shantou, no masculino, o também brasileiro Allan do Carmo fez a sua melhor prova da temporada. Partiu para cima e perdeu a prova na chegada para o alemão Thomas Lurz, que obteve sua sexta vitória na temporada e se mantém como líder isolado. Allan, com a segunda posição agora abre 48 pontos de vantagem do terceiro colocado no ranking mundial. Em terceiro lugar na prova chegou o norte-americano Francis Crippen.