Ana Marcela Cunha, maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, já treina no Complexo de Natação Primorski, para a etapa búlgara do principal circuito mundial de águas Abertas, o 10 Km Marathon Swimming World Cup 2009. Neste sábado (8), ela participa dos 10 Km de Varna, em raia demarcada na Baia de Varna, na Bulgária.
Sob a orientação do técnico Gerson Pazian, Ana Marcela, vice-líder do ranking mundial, ainda atuará na etapa de Lake Annecy, na França, no dia 12 (quarta-feira).
A nadadora da equipe santista ocupa a vice-liderança do Circuito Mundial. Isso, após as etapas de Santos, a qual venceu, e de Estoril, Portugal, na abertura da Perna Européia. Em Roma, no 13º. Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, ela ficou em 22º. lugar, nos 10 km.
Além dos treinos no Complexo de Natação Primorski, Ana também fez o reconhecimento do local da prova, onde a temperatura da água varia, nesta época do ano entre 24 e 26 graus centígrados.
A disputa tem uma dotação de US$ 20 mil, sendo que os primeiros colocados no feminino e masculino, levam US$ 2,5 mil, além de 20 pontos no ranking do circuito.
BRASILEIRO – No final de semana passado, Ana Marcela venceu em mais uma etapa do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas. Desta vez, em prova de 10 km realizada em Brasília (DF). Com o resultado, ela manteve a liderança absoluta do circuito nacional, que ainda terá mais duas provas de 5 e 10 kms, em Inema, região metropolitana de Salvador, na Bahia, no mês de novembro.
A Maratona Aquática de Brasília, válida como 3ª etapa do Circuito Brasileiro da modalidade, foi disputada no Lago Paranoá. Ana Marcela completou o percurso em 2h06m14, sendo a terceira colocada geral. No masculino, Allan do Carmo, da Aceb/BA, chegou em 2h06m08.
Ana e Allan, que voltaram na semana passada de Roma, onde disputaram o 13º Mundial de Esportes Aquáticos, confirmaram assim a vitória da primeira etapa do campeonato brasileiro, realizada em Vitória/ES, no mês de janeiro. As duas provas classificavam os brasileiros que irão a Cancún, etapa do circuito internacional da FINA, marcada para 12 de setembro.
O pódio no Distrito Federal foi completado por Carlos Pavão, do Grêmio Náutico União/RS (2h06m12), e Andrew de Azevedo, da Aquática Bauru/SP (2h06m20), no masculino. No feminino, a segunda e terceira colocadas foram Pâmela Engel, da Aceb (2h14m30) e Fernanda Penner Góes, do Costa Verde Tênis Clube/BA (2h22m38).