O artista plástico Gilson de Melo Barros, professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), acaba de terminar a pintura de três murais de grandes dimensões em São Caetano do Sul, a convite da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
Os painéis, desenvolvidos pelo artista especialmente para o local, ocupam uma área aproximada de 35 metros quadrados, distribuídos em três ambientes distintos do prédio onde funcionam os cursos ligados às áreas da Comunicação.
Os murais, cada um com sua individualidade, foram trabalhados com signos ligados à comunicação, dentro de uma visão desconstruída do tempo, onde convivem lado a lado silhuetas de vestais cretenses (2.500 a.C), alguns hieróglifos egípcios (1.500 a.C), expressões das primeiras escritas, palavras pintadas. Na mesma composição, na outra ponta do tempo, uma referência, em primeiro plano, de fragmentos da obra do artista gráfico Toninho Gonçalves, reconhecido mundialmente pela sua criação gráfica para o universo editorial.
Dentro desta linha, com cores fortes que lembram a paleta do pintor francês Henri Matisse, foram desenvolvidos os outros dois trabalhos, que deverão ser entregues aos alunos e visitantes nos próximos dias, ao término do recesso escolar.
A quem queira conferir, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul situa-se na Av. Goiás, nº 3400, no bairro da Barcelona.
Outros projetos – Ainda neste semestre, Gilson de Melo Barros se prepara para o desenvolvimento de outro projeto para Garanhuns, Pernambuco, a convite dos arquitetos responsáveis pela construção do novo prédio da Câmara Municipal e pelos artistas locais José Godoi e Clóvis Teodorico, com quem Gilson divide os créditos da criação e realização das obras.