Ana Marcela Cunha, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, vice-lider do mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina Marathon Swimming World Cup 10 km 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 10 quilômetros), já treina em Hong Kong para a antepenúltima etapa da temporada. A disputa está marcada para domingo (4/10), em Repulse Bay, em Hong Kong.
Após nove etapas, Ana Marcela ocupa a vice-liderança do ranking mundial, com 128 pontos, oito a mais que a atual campeã mundial, a alemã Ângela Maurer. A também brasileira Poliana Okimoto, com 156 pontos, depois de mais uma vitória (a sexta na temporada), segue na liderança e rumo ao título de campeã. Até o fim do Circuito, a competição percorre Hong Kong e os Emirados Árabes Unidos em sua reta de final.
Ana Marcela participou de oito das nove provas já realizadas. Ela venceu em Santos, em janeiro, na Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi; foi vice-campeã na França e Dinamarca; terceira colocada na Bulgária e quarta em Portugal, Estados Unidos e em duas oportunidades na China.
De Hong Kong. Ana Marcela regressa ao Brasil no dia 5/10 (segunda-feira). Já no dia 12/10, ela embarca para os Emirados Árabes Unidos, onde serão realizadas ainda no mês de outubro as duas últimas etapas do Mundial.