Otimista, a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela Cunha, embarcou nesta terça-feira (4) para a disputa de mais duas provas européias do principal circuito mundial de águas Abertas, o 10 Km Marathon Swimming World Cup 2009.
Ana Marcela viaja acompanhada do técnico Gerson Pazian para atuar nas etapas de Varna, na Bulgária, no próximo sábado (8), e de Lake Annecy, na França, no dia 12 (quarta-feira).
Ana, antes do embarque disse estar otimista quanto às participações nas duas provas. “Já superei a experiência do Mundial de Roma, onde tive problemas nos 1000 metros finais da prova de 10 km. Cheguei a estar no pelotão líder durante boa parte da disputa, mas um golpe involuntário no rosto por parte de outra atleta, além de outros pequenos detalhes, tirou minha concentração. Isso, porém, já é passado”, destaca, lembrando que vai dar o máximo nas prova européias. “Livre de contratempos, posso buscar bons resultados”, admite.
A nadadora da equipe santista ocupa a vice-liderança do Circuito Mundial, após as etapas de Santos, a qual venceu, e de Estoril, Portugal, na abertura da Perna Européia. Em Roma, no Mundial de Esportes Aquáticos, ela ficou em 22º. Lugar, nos 10 km.
BRASILEIRO – No final de semana, Ana Marcela venceu em mais uma etapa do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas. Desta vez, em prova de 10 km realizada em Brasília (DF). Com o resultado, ela manteve a liderança absoluta do circuito nacional, que ainda terá mais duas provas de 5 e 10 kms, em Inema, região metropolitana de Salvador, na Bahia, no mês de novembro.
A Maratona Aquática de Brasília, válida como 3ª etapa do Circuito Brasileiro da modalidade, foi disputada no Lago Paranoá. Ana Marcela completou o percurso em 2h06m14, sendo a terceira colocada geral. No masculino, Allan do Carmo, da Aceb/BA, chegou em 2h06m08.
Ana e Allan, que voltaram na semana passada de Roma, onde disputaram o 13º Mundial de Esportes Aquáticos, confirmaram assim a vitória da primeira etapa do campeonato brasileiro, realizada em Vitória/ES, no mês de janeiro. As duas provas classificavam os brasileiros que irão a Cancún, etapa do circuito internacional da FINA, marcada para 12 de setembro.
O pódio no Distrito Federal foi completado por Carlos Pavão, do Grêmio Náutico União/RS (2h06m12), e Andrew de Azevedo, da Aquática Bauru/SP (2h06m20), no masculino. No feminino, a segunda e terceira colocadas foram Pâmela Engel, da Aceb (2h14m30) e Fernanda Penner Góes, do Costa Verde Tênis Clube/BA (2h22m38).
.