A Prefeitura Municipal de Santos e a Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABMP), com apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta), realizam o XVII Congresso Nacional de Municípios Portuários, nos dias 6 e 7 de agosto, no teatro Guarany, Praça dos Andradas, nº 100, Centro.
O coordenador do Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos da Unisanta, Prof. Dr. Luiz Nunes será um dos palestrantes do painel “Pesquisa e Desenvolvimento – Importância para a qualificação de mão de obra portuária e marítima e oportunidade de novos negócios”, que será realizado dia 6, às 16h30.
O tema central será “O Município na Gestão Portuária”. São esperados para o congresso 150 representantes de municípios portuários brasileiros, além de autoridades portuárias, representantes de sindicatos e empresas.
Desenvolvimento tecnológico, requalificação profissional e participação das cidades na gestão, administração e arrecadação tributária da atividade portuária estão entre os temas a serem abordados. Na oportunidade serão definidas as propostas da Carta de Santos 2009, subscrita pelas cidades portuárias participantes do congresso.
Programação
A abertura do congresso será dia 6, às 14 horas. Estarão presentes o presidente da ABMP e prefeito de Paranaguá, José Baka Filho; o presidente de Frente Nacional de Prefeitos e prefeito de Vitória, João Coser; o presidente da Associação Nacional de Municípios Produtores e prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano; o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), representando a Secretaria Especial de Portos da Presidência da república, José Roberto Serra; o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Fernando Antônio Brito Fialho; o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, representando o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa.
Confira a programação completa do Congresso pelo site www.santos.sp.gov.br/hotsites/cnmp09. O hotsite disponibiliza também informações sobre o Congresso, procedimentos para inscrição, orientação para credenciamento de imprensa e opções de hospedagem e traslados a partir dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos.
O Congresso tem patrocínio da ABTTC (Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres) e do Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo).