Com pouco mais de 72 horas após a conquista da vaga para a disputa da maratona aquática de 10 km dos Jogos Olímpicos de Pequim, a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela de Jesus Cunha, voltou a brilhar. Na manhã desta quarta-feira (7), no primeiro dia de finais do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, ela garantiu índice para o Mundial Júnior, a ser disputado em Monterrey, no México.
Ana Marcela garantiu vaga no Mundial Júnior na prova dos 800 metros nado livre, ao nadar para 8m50s26 – o índice era de 8m53s40 -, em uma prova que lhe valeu a medalha de prata e o título de vice-campeã brasileira absoluta. Ainda nos 800 metros nado livre, outra nadadora da UNISANTA se deu bem. Isabelle Longo foi bronze, com 8m57s83.
Com a vaga para o Mundial, Ana Marcela chega à marca recorde de oito convocações em um mesmo ano para diferentes seleções brasileiras. Mas quanto a Monterrey, muito provavelmente ela abdicará da participação Segundo ela, a disputa será desenvolvida a menos de um mês das Olimpíadas, seu principal foco na temporada.
Mas nem por isso a UNISANTA deixará de estar representada no Mundial Júnior, pois na prova dos 1500 metros nado livre do Maria Lenk, Lucas Kanieski garantiu índice, nadando para 15m31s87 – o índice era de 15m58s94 -, e obtendo a medalha de prata e o título de campeão brasileiro absoluto, já que o primeiro colocado na prova foi o argentino JUan Pereyra. Na mesma prova, Rogério Arapiraca, também da UNISANTA, foi o terceiro melhor, com 15m34s58.
Ainda na manhã desta quarta-feira, a UNISANTA esteve em mais duas finais A. Mary Christiane de Souza foi quinta colocada nos 50m nado livre, com 26s27; Felipe Lima, com 2m20s51, e Leonardo Martins, com 2m21s57, ficaram em quinto e sexto lugares, respectivamente nos 200 metros nado de peito.
Após as seis primeiras finais, a UNISANTA ocupa a terceira colocação na classificação geral, a 26 pontos do segundo colocado, o Minas Tênis. A UNISANTA soma 240 pontos, contra 266 do time mineiro. O Pinheiros, em busca do hexacampeonato nacional, já soma 467 pontos.