Com uma vantagem de seis pontos (86 a 80), em relação à segunda colocada (Ângela Maurer, da Alemanha), Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, encara neste sábado (9), a penúltima etapa do circuito da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 2010, buscando um resultado que lhe dê mais folga na liderança. A atleta ceciliana compete em Cancun, no México, depois de ter cumprido as duas fases da perna asiática, em Shantou e Hong Kong, na República Popular da China.

Ana Marcela de 18 anos, que este ano faturou também uma medalha de bronze na prova de cinco quilômetros do Campeonato Mundial da modalidade, em julho, no Canadá, começou bem as etapas do circuito da Federação Internacional. No entanto, ela parece ter sentido o cansaço nas etapas realizadas na Ásia e a alemã Ângela encostou na pontuação.

A nadadora da equipe santista foi terceira colocada geral do Circuito de 2008, ano em que foi a quinta dos Jogos Olímpicos de Pequim. Em 2009, mesmo não competindo nas duas últimas etapas, ela obteve pontuação suficiente para outra vez ser a terceira geral, mas o regulamento da competição obriga o atleta a participar da última etapa para ser classificado no ranking final.

A veterana alemã, de 35 anos, tem um histórico respeitável e já se tornou um nome lendário na modalidade. Em 2009, ela foi ouro no último Mundial de Roma, campeã do Circuito Mundial de 2008 e só não subiu no pódio olímpico porque perdeu na batida de mão para Cassandra Patten. A prova feminina também tem outras concorrentes de peso. A americana Eva Fabian tem 74 pontos e não está longe das líderes. Mesmo caso da holandesa Linsy Hesiter, que já soma 68.