Campeã Mundial de maratonas aquáticas de 10 km, Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, pode conquistar mais um título nesta sexta-feira (12), o de campeã do Circuito Brasileiro de Águas Abertas de 2010, em Araruama, Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.

Para ser campeã na penúltima prova do campeonato, Ana Marcela terá que vencer e torcer para que as nadadoras que estão na segunda colocação não ficarem nas seis primeiras posições; Thais Santana terminar no máximo na sexta posição; e ainda Victoria Gianlorenço e Camila Granjeia chegarem do quinto lugar para baixo.

As duas últimas etapas do campeonato terão pontuação dobrada em relação às cinco anteriores. Até o momento, a nadadora baiana lidera com 88 pontos, seguida por Catarina Ganzeli, também da Unisanta, e Priscila Ribeiro, do Sesi/SP, ambas com 66; Thais Santana, da Sest Senat/ES, aparece em quarto com 64; Victoria Gianlorenço, do São Carlos Clube/SP, é a quinta com 62; Camila Granjeia, do Botafogo, surge em sexto com 61; e Betina Lorscheitter, do Grêmio Náutico Gaúcho, é a 7ª com 56.

Nesta sexta-feira (12), a prova de 10 quilômetros, ocorre a partir das 8 horas na praia do Centro, em frente ao Hotel Parque Araruama. A última etapa está marcada para as 9 horas de domingo (14) no mesmo local e com percurso de cinco quilômetros.

No Masculino, a liderança também é da UNISANTA. Com 93 pontos, Victor Colonese, desponta em primeiro lugar, seguido por Matheus Evangelista, do Grêmio Náutico União/RS, 83; Samuel de Bona, Grêmio Náutico União, 78, e Victor Simões, da Aceb/BA, 66 pontos.

CULTURA – O fim de semana esportivo de Araruama não vai ser restrito às maratonas aquáticas de sexta (12) e domingo (14) que decidem o Campeonato Brasileiro da modalidade. A cidade do litoral norte fluminense também terá uma programação cultural para o público que aproveitará o feriado na Região dos Lagos.
Entre as Travessias de 10 quilômetros de sexta-feira, (12), e a de 5 km, no domingo (14), haverá os “Eixos Temáticos” no sábado (13) no Teatro Municipal de Araruama.

O Eixo 1 será o das Artes Plásticas, com uma gincana que começará às 16 horas, com a participação somente de artistas plásticos residentes no município. Haverá um corpo de jurados composto por membros da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos, que escolherá as três telas que mais se enquadram ao edital. Todas as telas estarão em exposição desde às 10 horas sábado (13) no Salão Iconográfico.

O Eixo 2 será o da Poesia. Às 18 horas ocorre o concurso de poesias “Poeta Brilhante da Lagoa de Araruama”. Para este evento foram convidados todos os alunos dês escolas das redes públicas municipal e estadual, assim como os da rede particular de ensino. As 10 poesias classificadas em prévia escolha serão recitadas diante do corpo de jurados formado por dois professores de Língua Portuguesa e um de Artes.

O Eixo 3 é o da Beleza, com o concurso Garota da Lagoa de Araruama 2010 marcado para as 17h30. As 16 candidatas serão indicadas pelas 16 unidades escolares da rede pública municipal que atendem do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As alunas candidatas terão que ter 15 ou 16 anos. As três com melhor performance de passarela serão classificadas.

No domingo (14), dia do encerramento do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, quem for à praia do Centro verá logo após a largada uma apresentação dos três classificados de cada “Eixo Temático”, que terão uma premiação em dinheiro. (Com Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA).