Escritora, jornalista, militante política e mulher de teatro, Patrícia Galvão (1910-1962) lutou com paixão em muitas trincheiras. Agora ela volta à cidade onde nasceu, em São João da Boa Vista, através do lançamento da obra “Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão”, co-editado pela Imprensa Oficial e Editora Unisanta, escrito pela presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Lúcia Teixeira Furlani, e Geraldo Galvão Ferraz, filho de Pagu.

O lançamento do livro será nesta quinta-feira, dia 11/11, a partir das 19h30, no Teatro Municipal de São João da Boa Vista e faz parte da programação de pré-estreia da série de reportagem Pagu da Serra ao Mar, organizado pela emissora filial da Rede Globo, EPTV, em parceria com as universidades UNIFAE, UNIFEOB e Unisanta. O evento faz parte das comemorações do centenário de Pagu. As cinco reportagens da série Pagu da Serra ao Mar serão apresentadas no Jornal da EPTV a partir do dia 15 de novembro, às 12h. O telespectador da EPTV poderá acompanhar a trajetória da sanjoanense Patrícia Galvão.

O público da pré-estreia da série também poderá participar do debate sobre Pagu e o Jornalismo, na presença dos autores de Viva Pagu, Lúcia e Ferraz, que estarão ao lado da professora, advogada e membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista, Maria Inês de Araújo Prado e da professora e socióloga da UNIFAE, Rosa Helena Carvalho Serrano. Após o debate haverá a noite de autógrafos com os escritores no saguão do teatro que tem como cenário uma exposição de livros, fotos e painéis com textos de Pagu.

A obra Viva Pagu – O objetivo do livro é recuperar o sentido dos gestos de Patrícia Galvão e da vanguarda do século 20 no Brasil para o público. “A identificação com os sonhos e ideais de Patrícia Galvão nos faz entender sua época e sua história de vida, ligada à luta pela liberação das minorias sociais, pela superação dos preconceitos, pelo espaço de construção da cultura brasileira, elegendo a arte como o caminho capaz de garantir o acesso à brasilidade.”, diz a autora.

Lúcia explica também que a identidade de Patrícia liga-se à renovação, à ousadia, à ruptura: “A renovação é, muitas vezes, confundida erroneamente com ausência de memória. Ledo engano. Sem memória, sem o confronto com o velho, não existiria renovação. Por meio de suas posições nacionalistas, o seu compromisso com o futuro se estabelece justamente através da releitura do passado brasileiro”.

O interesse da escritora por Pagu é antigo, data dos anos 1980. De lá para cá, Lúcia constituiu um importante acervo – de onde veio boa parte das peças expostas –, lançou três livros sobre Pagu, fez debates, exposições e fundou o Centro de Estudos Pagu Unisanta, que reúne ao redor de três mil documentos catalogados.

Sobre o CEP – O Centro de Estudos Pagu Unisanta, em Santos, reúne ao redor de 3000 arquivos originais e digitalizados sobre Patrícia Galvão, a grande maioria inéditos. Colabora assim para difundir para todo o país essa memória, da qual é o depositário.

O Centro foi fundado em 2005 pela escritora e pesquisadora Lúcia Maria Teixeira Furlani. Constitui-se de material resultante de pesquisa por ela iniciada em 1988, a partir de seu primeiro livro sobre Pagu, “Patrícia Galvão – livre na imaginação no espaço e no tempo” (Editora Unisanta, 1988), transformado depois em filme, em 2001, ganhador do prêmio Exu Jorge Amado, da Jornada Internacional de Cinema da Bahia (sob a direção de Rudá de Andrade e Marcelo Tassara), ao qual se seguiram obras como “Croquis de Pagu – e outros momentos felizes que foram devorados reunidos” (Unisanta/Cortez Editoras, 2004), que culminaram com a organização do maior arquivo existente no Brasil sobre Patrícia Galvão, o Centro de Estudos Pagu Unisanta.

Em 2010 publicou a fotobiografia “Viva Pagu” (Imprensa Oficial e Unisanta). Participa como coautor do livro o jornalista Geraldo Galvão Ferraz, filho de Pagu e de Geraldo Ferraz e também coordenador do Centro de Estudos Pagu.
Sede: Universidade Santa Cecília – Biblioteca Central. Rua Dr. Lobo Viana, 27, 1º andar, Santos – SP. Telefone: (13) 3202.7180 / www.pagu.com.br / siga: @100anosdepagu

Acompanhe a entrevista de Lúcia Maria Teixeira Furlani, escritora da obra Viva Pagu, à emissora EPTV, filiada da Rede Globo. O vídeo faz parte de uma série de reportagens da emissora, chamada Pagu da Serra ao Mar.