Depois da manutenção da vice-liderança do ranking, com o sexto lugar na etapa de Shantou, na China, a nadadora olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela Cunha, 16 anos, já está em Hong Kong, para a sexta etapa do mais importante circuito de águas abertas do mundo, o Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2008.
A competição está marcada para 23h30 de sábado, no horário de Brasília (10h30 da manhã de domingo, no horário local), reunindo ainda mais três brasileiros: o também olímpico Allan do Carmo, e os dois atletas que mais pontuaram nas etapas do Circuito Brasileiro de 10 km até então, Luiz Lima e Maria “Pepenha” da Penha.
Os primeiros treinos em Hong Kong ocorrem nesta quarta-feira (24), na piscina de Wan Chai. Na quinta-feira (25), Ana Marcela e os demais integrantes da equipe brasileira treinam n piscina de Pão Yue Kong. Apenas na sexta-feira (26), eles caem na água no local da competição, em Repulse Bay.
A expectativa é de que eles encarem uma disputa livre do calor insuportável de Chantou. A temperatura média em Hong Kong nesta época do ano varia entre 26 e 31 graus, enquanto na água, ele não passa dos 27, ao contrário de Chantou, onde os atletas nadaram com a água a 30 graus.
Ana Marcela, que ainda terá mais uma etapa da perna asiática do Circuito Mundial, marcada para o dia 4 de outubro, em Cingapura, ocupa a vice-liderança do ranking 2008, com 46 pontos. A alemã Ângela Murer lidera com 70 pontos. No masculino, Allan do Carmo é o quarto melhor, com 44 pontos, enquanto o italiano Valério Cleri é o líder com 76 pontos.