Ana Marcela Cunha, nadadora olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, disputa neste sábado (27), a partir das 23h30 (10h30 da manhã de domingo, 28, no horário local), a sexta etapa do mais importante circuito de águas abertas do mundo, o Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2008, em Repulse Bay, Hong Kong, na China.
A competição reúne ainda mais três brasileiros: o também olímpico Allan do Carmo, e os dois atletas que mais pontuaram nas etapas do Circuito Brasileiro de 10 km até então, Luiz Lima e Maria “Pepenha” da Penha.
A expectativa é de que eles encarem uma disputa livre do calor insuportável de Chantou, a etapa anterior. A temperatura média em Hong Kong nesta época do ano varia entre 26 e 31 graus, enquanto na água, ela não passa dos 27, ao contrário de Chantou, onde os atletas nadaram com a água a 30 graus.
Vice-líder do ranking mundial, com 46 pontos, Ana Marcela, que ainda terá mais uma etapa da perna asiática do Circuito Mundial, marcada para o dia 4 de outubro, em Cingapura. A alemã Ângela Murer lidera com 70 pontos. No masculino, Allan do Carmo é o quarto melhor, com 44 pontos, enquanto o italiano Valério Cleri é o líder com 76 pontos.
SELETIVA – No dia 6 de outubro, Ana estará no Brasil, de onde seguirá, já no dia seguinte para Cancun, no México, onde competirá no dia 11 de outubro, pelo Circuito Mundial. Assim, terá pouquíssimo tempo para se recuperar para a disputa da seletiva brasileira para o Sul-Americano Juvenil de 2009, a ser realizada nos dias 17 (5 km) e 19 (10 km), em Inema, nas Bahia, como parte do Circuito Brasileiro de Águas Abertas.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) ainda não definiu os critérios, mas provavelmente os dois primeiros colocados na faixa até 18 anos devem ser indicados como representantes do Brasil na competição continental.
Tendo participado de duas das três etapas do Brasileiro, com vitórias em ambas, Ana Marcela Cunha, atual bicampeã nacional, ocupa a terceira colocação, com 42 pontos. Maria da Penha lidera com 58, enquanto Pámela Angel está em segundo lugar, com 55. AS duas participaram das três etapas desenvolvidas até aqui.