Em uma prova eletrizante, definida na batida de mão, Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, terminou em segundo lugar na Copa do Mundo de Portugal, em Setubal, terceira etapa do Circuito Mundial de Maratonas aquáticas de 10 km. Com o resultado, Ana ampliou a vantagem na liderança do ranking, passando a 52 pontos, contra 46 da vice-líder, a alemã Ângela Maurer.
A italiana Martina Grimaldi ficou com a primeira posição, superando Ana Marcela no segundo final da prova. As duas percorreram praticamente juntas os 200 metros finais da prova. O resultado final foi homologado somente após a checagem das filmagens. A também brasileira e atual campeã mundial, Poliana Okimoto, ficou em quinto lugar.
Agora, Ana Marcela iniciará a preparação para o Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, a ser disputado nos dias 17 e 20 de julho, no Canadá, com provas de 5 e 10 km. Ainda em águas canadenses, Ana tomará parte da quarta etapa do Circuito Mundial de 10 Km, a ser realizado no Saint Jean Lake.
No Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, Ana lidera com 52 pontos, seguida por Ângela Mauer, com 46; pela italiana Martina Grimaldi e a holandesa Linsy Heister, as duas com 38 pontos.