Nesta segunda-feira (23), ela completa 17 anos, mas como a precocidade é característica marcante de sua personalidade, Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, presenteou-se antecipadamente, na manhã deste domingo (22), com a vitória na prova dos 5 km em águas abertas, na abertura do 5º. Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, em Santa Fé, na Argentina. Aos 14 anos, ela já era campeã brasileira de maratonas aquáticas.
Ana Marcela sagrou-se campeã continental dos 5 km, dominando a prova desde o princípio. Na última das quatro voltas de 1.250 metros, ela abriu um corpo em relação a venezuela Andreina Pinto, fechando a distância com folga. Em terceiro terminou Antonela Bulgarin, da Argentina.
A outra brasileira na prova, Luiza Maciel, ficou em sexto. No masculino, Victor Coloneze, também da UNISANTA, terminou na quarta posição, depois de dominar boa parte da prova.
Esta é segunda vez que Ana Marcela comemora aniversário longe de casa, em período de grandes competições. Em 2007, seus 15 anos foram comemorados na Austrália, durante o Mundial de Melbourne.
Nesta terça-feira (24), haverá a segunda e última maratona aquática, desta vez no percurso olímpico de 10 km e com largada também às 8h30. Além de Ana Marcela, mais dois da UNISANTA competem pelo Brasil. Isabelle Longo e Victor Coloneze. As meninas brasileira têm a orientação do técnico da UNISANTA, Gerson Pazian.
Depois, o campeonato se transfere para Mar Del Plata, onde de sexta-feira (26) a domingo (30) haverá terá a disputa da natação e dos saltos ornamentais, e depois, de 2 a 6 de abril ocorrem as provas de nado sincronizado e as partidas de pólo aquático masculino e feminino.
Pela UNISANTA, Ana Marcela, Isabelle Longo e Matheus Louro Neto competem em piscina, sob a orientação do técnico Fábio Massaini, também da UNISANTA.
Mais informações da prova no site da CBDA:
http://www.cbda.org.br/materia.php?mat_id=10283