Ela ainda não completou 18 anos, mas já tem na bagagem um longo currículo marcado por inúmeras participações internacionais. Nesta terça-feira (24), em Santa Fé, na Argentina, ela encara um novo desafio em sua carreira, pontilhada por grandes resultados em piscina. Na Argentina, ela tem pela frente a prova os 10 km em águas abertas do 5º. Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos.
“É uma experiência nova. Um grande desafio”, admite Isabelle Longo, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, que já esteve em Portugal, Suíça, Argentina, México e San Marino (República Estado instalada em solo italiano), participando de Meeting, Multinations e do Mundial Júnior. “Em termos de águas abertas, participei apenas das seletivas para o Sul-Americano e Mundial, em provas do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas”, ressalta.
Isso, porém, não mete medo nesta nadadora, apontada como uma das melhores do País na categoria júnior, nas provas de 200, 400 e 800 metros nado livre. “Em Santa Fé, minha estratégia será a de me manter o mais perto possível da Ana Marcela – companheira de equipe UNISANTA, que desponta como franca favorita, principalmente depois de ter vencido a disputa dos 5 km, no último domingo (22) -, e ver no que dá”, afirma.
Ainda na Argentina, a partir da próxima sexta-feira (27), Isabelle participará das provas em piscina do Sul-Americano, em competição marcada para Mar Del Plata. Juntamente com Ana Marcela, ela desponta entre as favoritas para as provas de 200, 400 e 800 metros nado livre.
Já no mês de julho, um desafio ainda maior a aguarda. No ia 19, em Roma, ela terá pela frente a prova dos 5 km do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, ocupando o lugar de Ana Marcela, que resolveu priorizar a disputa de 10 km (distância olímpica).
“Na Itália, não dá muito para falar em estratégica. A intenção é a de obter a melhor colocação possível, mesmo porque não vou contar com a referência da Ana à minha frente e terei pela frente as melhores do mundo”, diz.
Isabelle, que está na UNISANTA, desde o aprenda a nadar, revela que descobriu cedo sua vocação para as provas de longa distância em piscina, como os 800 e 1500 metros. “Eu ainda me encontrava na categoria petiz, quando disputei minha primeira de 800 metros nado livre. Agora, as disputas em águas abertas têm muito a ver com o incentivo da Ana”, admite.
Desde o início deste ano, Isabelle vem recebendo do técnico Márcio Latuf o mesmo tipo de treinamento destinado a Ana Marcela. “Gostei desde o começo. Tanto a Ana como o Márcio passam motivação e incentivo”,