As duas maratonistas aquáticas olímpicas do Brasil, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, que pertencem à equipe da Universidade Santa Cecília  (Unisanta), disputam nesta 6ª feira (26/2), a segunda etapa da Copa do Mundo da modalidade, competição da FINA com percurso de 10 km (olímpico).

A prova será no Abu Dhabi International Marine Sport Club, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e será bem concorrida, com a inscrição de 50 nadadoras e 62 nadadores.

Poliana conquistou a medalha de prata na primeira etapa do circuito, em 7 de fevereiro, no Rio Negro, em Viedma, na região da Patagônia (Argentina). Na ocasião, a italiana Rachele Bruni, também inscrita na travessia de Abu Dhabi, ficou com o ouro.

No masculino representam o Brasil, Allan do Carmo (também confirmado para as Olimpíadas Rio 2016) e Diogo Villarinho.

Ana Marcela em treinamento nos Emirados Árabes

Sobre Ana Marcela – Eleita atleta do ano de 2015 pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e melhor maratonista aquática do mundo, também em 2015, pela FINA, Ana Marcela conquistou, entre os principais títulos: ouro nos 25km, prata no revezamento misto e bronze nos 10km do Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan; medalha de prata no evento teste – Olimpíadas Rio 2016; eleita a melhor atleta do mundo pela FINA e a melhor atleta de maratonas aquáticas pelo COB (pela 4ª vez); tricampeã do Circuito Mundial 10 km/FINA; campeã e recordista da Travessia Capri – Napoli – 36km; octacampeã do Circuito Brasileiro Cat. Absoluta/CBDA – campeã de cinco das seis etapas realizadas e medalha de ouro/Campeã Mundial de Esportes Aquáticos Shangai – 25 km/FINA.

Poliana foi prata na primeira etapa

Sobre Poliana – Poliana Okimoto também tem um histórico brilhante em Mundiais. Em Roma (2009), foi bronze na prova dos 5 km feminino e, em Barcelona (2013), foi ouro nos 10 km, prata nos 5 km e bronze nos 5 km por equipe. Entre as conquistas de Poliana em outras competições, destacam-se: 1º lugar no Mundial da FINA 2013 (10 km) – Barcelona, 1º lugar do ranking final do Circuito da Copa do Mundo 2009 – (10 km) e 2º lugar nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (10 km) – Rio de Janeiro/RJ. Foi considerada pela revista americana “Swimming World” como a melhor atleta do mundo em águas abertas e terminou 2013 eleita como a melhor atleta olímpica do Brasil.