Além de abrir o mais importante circuito mundial de águas abertas, o 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2011, reunindo os maiores nomes do esporte no planeta, a quinta edição da Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Câmara Agondi, servirá de seletiva para os Jogos Pan-Americanos Guadalajara/México 2011, marcados para outubro próximo.

Marcada para o próximo domingo (17), a partir das 9 horas, na Praia da Aparecida, a prova santista colocará em ação mais de 120 atletas de 19 países. Das Américas participam Argentina, Uruguai, Equador, Estados Unidos, México, Peru, Venezuela, Chile e Brasil.

Completam a relação de países Albânia, Bulgária, Espanha, República Tcheca, Portugal, Alemanha, Grécia, Bélgica, Suíça e Israel. Alguns destes países se utilizarão da competição para promover seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, a ser realizado em julho, em Xangai, na China

Definida pela Federação Internacional de Natação (Fina) como referência em termos de organização e, sobretudo, segurança o Troféu Renata Câmara Agondi terá o acompanhamento de representantes de vários países sedes das demais etapas da Copa do Mundo de 10 km, entre os quais México, Portugal, China e Canadá.

O diretor técnico da prova santista, Igor de Souza, explica que esses dirigentes vêm ao Brasil orientados pela alta direção da Fina, que credita a disputa organizada pela UNISANTA um alto nível em termos de eficiência e eficácia. “Desde nossa primeira edição, temos tomado todas as medidas para oferecer o máximo de segurança e conforto aos atletas, técnicos, dirigentes e o público em geral. Essas ações, além de alcançarem seus objetivos têm o pleno reconhecimento da Fina”, diz.

Segundo Souza, “enquanto os demais países têm se adaptar as novas exigências da Fina, a prova de Santos ganha o aval total da organização máxima do esporte em todos os seus aspectos, sobretudo em termos de segurança. Isso, porém, ao invés de nos envaidecer, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e compromisso de oferecer a todos os envolvimentos uma disputa dos mínimos cuidados com todos os detalhes”, afirma.

Parte da estrutura de apoio da quinta edição da Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Câmara Agondi funcionará nas dependências do Escolástica Rosa. Um dos mais importantes componentes estruturais do evento, o Controle Antidoping, terá o seu funcionamento no tradicional estabelecimento de ensino.