Os grandes nomes da natação mundial em águas abertas tomam parte da 3ª Maratona Aquática Internacional de Santos– Unisanta/Troféu Renata Agondi, no próximo dia 24, em Santos. A prova de 10 km, organizada pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), abre o calendário 2009 do mais importante circuito internacional de águas abertas, o Fina Marathon Swimming World Cup 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas), e terá largada e chegada junto ao Canal 6, em Santos.
Esses nadadores de ponta garantem um “brilho” todo especial ao evento, que faz parte das comemorações oficiais do aniversário de 463 anos da Cidade. Entre os muitos destaques estrangeiros estarão os dois atuais campeões mundiais, o italiano Valério Cleri e a alemã Angela Maurer, quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Beijing. A lista é grande e conta com o búlgaro Petar Stoychev, heptacampeão do Grand Prix de maratonas aquáticas, os ingleses David Davies e Cassandra Patten, medalhas de prata e bronze na Olimpíada, e Daniel Fog, atual vice-campeão europeu dos 10 KM.
A Itália, além de Cleri, contará com cotados como Luca Ferreti, campeão europeu dos 5km em 2008, Rachele Bruni, campeã da Europa na mesma prova, e Martina Grimaldi, vice européia nos 10 KM. Do Chile, atenção para Kristel Kobrich, vencedora da etapa de Shantou (China), da Copa do Mundo 2008.
EM CASA – O Brasil não fica atrás no favoritismo e aposta em dois talentos locais, Ana Marcelo Cunha, da Unisanta, e Poliana Okimoto, respectivamente quinta e sétima colocadas em Beijing. As duas atletas moram e treinam em Santos e já têm resultados expressivos, além das olimpíadas. Ana Marcela, de apenas 16 anos, foi a terceira colocada no ranking mundial de 2008, enquanto que Poliana foi prata no Pan Rio 2007 e vencedora das etapas de Shantou e Hong Kong na Copa do Mundo de 2007. No masculino, Allan do Carmo, bronze no Pan Rio, aparece como bom candidato.
Além de estarem em seu País, a prova do dia 24 tem uma importância a mais para os brasileiros. Os dois melhores do masculino e as duas do feminino estarão classificados para a seleção que disputará o Mundial de Esportes Aquáticos, de 17 de julho a 2 de agosto, em Roma, na Itália.

PAULISTA – Simultaneamente à prova oficial da Copa do Mundo, o evento contará com a abertura do Campeonato Paulista de Águas Abertas, com disputas de um, dois e quatro quilômetros. A programação oficial contará com o congresso técnico, na véspera das disputas, na sede da Universidade Santa Cecília e, logo após, uma coletiva de imprensa com os principais atletas.
No sábado (24), a primeira largada será às 8h30, com a prova de 2 km. Vinte minutos depois começa a disputa de 4 km. Já o início da maratona internacional está marcado para as 10h10, com o masculino, e 10h15, com o feminino. Na sequência, às 10h20, será a vez da prova de 1 km. A expectativa é que os primeiros colocados da competição mundial cheguem às 12h10 e a premiação será às 13h.
A 3ª. Maratona Aquática Internacional de Santos-UNISANTA/Troféu Renata Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com chancela da Federação Internacional de Natação (Fina), da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática Paulista (FAP). Patrocínio – Sabesp. Apoio – Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Santos, Jornal A Tribuna, Santos e Região Convention & Visitors Bureau e Bandeirantes Emergências Médicas (Bem). Promoção – SANTA CECÍLIA TV